O espaço kids está em alta, cada vez mais presente nos condomínios de todo o país. Para quem tem filhos, procurar opções com esse tipo de espaço é essencial, garantindo a segurança, o bem-estar e o bom desenvolvimento da criança.

Ainda não está convencido da importância do espaço kids em condomínios? Continue a leitura e entenda!

Benefícios do espaço kids

Um espaço pensado e planejado para as crianças traz inúmeros benefícios para elas e também para os pais. Veja os principais.

1. Segurança

Infelizmente, a cada dia nossas cidades estão mais violentas. E nem sempre é possível deixar nossos filhos brincando na rua como fazíamos em épocas passadas. O trânsito caótico também é outro motivo que causa aflição nos pais.

O espaço kids, então, funciona como uma alternativa. Já que seus filhos poderão brincar dentro do condomínio, protegidos contra a violência e o trânsito, e em um ambiente pensado e planejado para essas brincadeiras e atividades.

Lembrando que muitos prédios contam com sistemas de segurança avançados, com câmeras de monitoramento, portaria 24 horas e controle de entrada e saída de pessoas, fazendo com que os pais sintam-se mais seguros e confortáveis em deixarem seus filhos brincando nesses espaços.

2. Convivência com os vizinhos

A socialização é extremamente importante para as crianças e os adolescentes, ajudando-os a formarem seu caráter, a se desenvolverem e a criarem relações vindouras.

O espaço kids é um ótimo lugar para seu filho fazer novas amizades, afinal é onde as crianças do prédio acabarão se reunindo. Muitos desses espaços são pensados e configurados para crianças de várias idades, com brinquedos e atividades para faixas etárias variadas.

Assim, as crianças conseguem fazer novas amizades, que poderão durar para toda a vida. Os pais também podem aproveitar esse momento para conhecer os outros adultos e expandir o círculo de amizades.

3. Qualidade de vida

O sedentarismo infantil é um problema que preocupa muitos pais. Afinal, sem poder sair à rua para brincar, muitas crianças acabam se movimentando pouco e com isso sofrem com problemas de saúde, como obesidade, diabetes, pressão alta e outros.

Um espaço kids bem equipado também ajuda a melhorar a qualidade de vida do seu filho. Afinal, ele terá um incentivo extra para praticar atividade física enquanto brinca, nas quadras, nas piscinas e em outros espaços de lazer do condomínio.

4. Valorização do imóvel

Esse é um ponto positivo que agrada muito aos pais. Afinal, se o condomínio for equipado com vários itens de lazer, certamente haverá uma valorização significativa do seu imóvel.

Isso significa deixar para sua família um patrimônio interessante, que poderá ser vendido por um preço superior ou alugado como fonte de renda extra, caso seja necessário.

5. Economia

Outro benefício interessante para os pais é a economia. Isso porque você não precisará gastar com mensalidade de academia, clube, escolinha de futebol ou outros meios de entretenimento.

É possível levar seu filho para brincar e se exercitar a poucos metros de casa, sem ter que gastar a mais com equipamentos de lazer. Para a época de férias, essa possibilidade é ainda mais interessante, evitando que as crianças fiquem “presas” em casa sem ter nenhuma atividade para fazer – ou que os pais tenham que gastar a mais com atividades.

6. Integração familiar

Além de tudo isso, o espaço kids também é uma ótima maneira de promover a integração da sua família. Já que você poderá levar seu filho para brincar nesses espaços e curtir momentos juntos, fortalecendo os laços de vocês e se mantendo mais próximo da vida da criança.

Itens essenciais no espaço kids

Para conseguir todos esses benefícios, contudo, é importante que o espaço kids seja bem equipado e planejado, com recursos capazes de agradar a crianças de diferentes idades.

Em geral, os prédios são equipados com brinquedotecas indoor, playgrounds, quadras poliesportivas, piscinas, sala de jogos, salas de brinquedos e até espaços para exibição de filmes ou animações.

O importante é conferir se a área é adaptada às crianças e segura, com mobiliários adequados ao tamanho e a idade de quem usará o espaço, pisos antiderrapantes, poucas ou nenhuma escadas e bom nível de conservação.

Lembrando que o ato de brincar é fundamental para o bom desenvolvimento de qualquer criança. Pois é nesse momento que ela consegue expressar seus sentimentos, desenvolver habilidades emocionais e cognitivas, se socializar, aprender conceitos como respeito, liderança, solidariedade e empatia e desenvolver a sua consciência social.

Depois de ler este conteúdo, já está convencido da importância do espaço kids em condomínios? Compartilhe nossas dicas com outros pais nas suas redes sociais!