Quem está pensando em comprar seu apartamento novo ou deseja redecorar seu imóvel, precisa ficar de olho no que será tendência de arquitetura nos próximos meses.

Em 2020, espere ver projetos mais tecnológicos, porém que não deixam de lado a preocupação com o meio ambiente e a busca por espaços mais funcionais e aconchegantes, dando atenção especial ao toque de personalização.

Quer saber mais? Então, continue a leitura!

Automação residencial

automação residencial

A tecnologia estará em alta – e a ideia é que ela passe a trabalhar para tornar a nossa vida mais fácil, simples e cômoda. Para isso, espere ver projetos cada vez mais inovadores de automação residencial, inclusive “conversando” com tecnologias como o Google Assistente, a Siri e a Alexa.

Desde implementos mais simples, como automação de portas e gavetas, até sistemas inteligentes que conseguem controlar o nível de iluminação, ventilação e os mantimentos dentro da geladeira – tudo é possível com a tecnologia e esse é apenas o começo da era que deverá trazer muito mais facilidade e comodidade aos moradores.

Soluções sustentáveis

Embora a tecnologia seja uma tendência de arquitetura, a preocupação com a natureza continua forte, principalmente com o uso de soluções sustentáveis nas moradias – indo desde pontos da decoração até fundamentos da edificação.

Nesse ano, você verá projetos com mais itens verdes estruturais, como sistemas de reuso de água, teto verde, pé direito amplo, boa iluminação natural, entre outros. No décor, a natureza estará cada vez mais dentro de casa, com plantas, folhagens e usos de materiais naturais, como a madeira, o sisal, entre outros.

Ton sur ton e ambientes monocromáticosTon sur ton

O minimalismo continuará brilhando e uma tendência de arquitetura para 2020 será o ton sur ton, ou seja, o uso do “tom sobre tom”, dando fim à poluição visual e ao exagero que marcaram tendências passadas.

Os ambientes deverão ser mais neutros, simplificados e funcionais, com cores que dinamizem os volumes e as dimensões dos cômodos e ajudem a trazer conforto visual.

Nesse sentido, os ambientes monocromáticos estarão em alta, criando decorações modernas, jovens e cheias de personalidade.

Customização

Apesar da tecnologia e da automação residencial estarem em alta, não espere ver ambientes frios e sem uma sensação de pertencimento. A tendência de arquitetura para 2020 será criar ambientes totalmente personalizados e com a “cara” e o “estilo” dos moradores.

Para isso, será possível usar elementos pessoais, como fotografias, itens de coleção e até objetos DIY, e também detalhes artesanais, mobiliários vintage e outros objetos que ajudem a criar um ambiente aconchegante e totalmente estilizado.

Staycation

Staycation é a tendência de “férias em casa”, que busca, justamente, valorizar esses ambientes acolhedores e aconchegantes, transformando a nossa casa em um verdadeiro refúgio de relaxamento e de paz.

Para isso, a ideia é criar ambientes com detalhes que remetam a vida e a personalidade dos moradores, favorecendo a funcionalidade e também o conforto.

Esse trend poderá ser visto em vários elementos, como: nas cores mais aconchegantes (como verde claro, azul claro e tons terrosos), nos materiais naturais (com destaque para a madeira e as pedras) e no design sensorial (com o uso de tecidos e texturas que ajudem a trazer essa sensação de conforto).

Funcionalidade

Outra forte tendência de arquitetura é a funcionalidade. Afinal, as plantas dos apartamentos deverão estar cada vez menores nos próximos anos. O que significa uma necessidade maior de itens de decoração e de mobiliário que ajudem no dia a dia dos moradores.

Em relação aos móveis, isso se traduzirá em peças com mais de uma função, como estantes com escrivaninhas, sofá-cama, banquetas-baú, painéis para TV e assim por diante.

A intenção é otimizar o espaço, ajudando os moradores a terem mais conforto, mesmo em ambientes com metragens reduzidas. Lembre-se que “menos é mais” e isso também se traduzirá no mobiliário e na necessidade de espaço.

Condomínios equipados

Com plantas cada vez mais reduzidas, os condomínios ganham destaque nas tendências de arquitetura de apartamentos. Afinal, são eles os responsáveis por oferecerem aos moradores mais opções de lazer e de qualidade de vida.

Assim, espere por condomínios altamente equipados, com mais contato com a natureza e áreas essenciais, como lavanderia, coworking e diferentes opções de lazer (piscinas, áreas fitness, espaço kids, salão de festas, bibliotecas, fontes, SPA etc.).

Como você viu, em 2020, a principal tendência de arquitetura será tornar a sua casa um verdadeiro refúgio, com uma decoração e com detalhes que tragam funcionalidade, se ajustem a personalidade dos moradores e ajudem a relaxar.

Você gostou dessas dicas? Então, assine a nossa newsletter e não perca nenhuma postagem aqui do blog!