Está na hora de conhecer as principais praias de Maceió! Se você está cansado da vida agitada e extremamente urbana  do lugar onde mora, em que a paisagem ao redor se resume a muro de concreto e trânsito barulhento, e está buscando uma mudança no cenário do dia a dia, continue com a gente neste texto. 

Vamos te apresentar Maceió, uma das cidades mais desejadas do nordeste a partir de seu  cartão postal: as praias.

A capital de Alagoas é uma cidade litorânea, conhecida por seu clima ameno e vegetação abundante, composta principalmente por coqueiros que ornamentam a orla da cidade. De origem indígena, hoje é considerada um dos mais atrativos polos turísticos do nordeste. 

Assim, chamada de caribe brasileiro pela beleza e exuberância de suas praias com águas esverdeadas, límpidas e refrescantes, morar em Maceió já garante qualidade de vida e bem-estar por tabela. 

A cidade possui mais de dez praias em seu território. Algumas delas localizadas na área urbana da cidade, o que dispensa longas viagens de carro para ter bons momentos de diversão,descanso e lazer com a família ou amigos. Por isso, vamos conhecer as principais praias de Maceió, a começar pela queridinha dos visitantes e moradores: Ponta Verde.

Praia de Ponta Verde

Ponta Verde fica no coração de Maceió e compõe o trio de praias urbanas da cidade, ao lado de Jatiúca e Pajuçara. A praia é extremamente arborizada, com predominância de coqueiros altos que dão um charme ao local. 

O local oferece opções de lazer tanto para o dia quanto para a noite. Assim, durante o dia, você pode ir com sua família e amigos, curtir o mar calmo, fazer passeios de barco e catamarã, aproveitar as piscinas naturais que se formam com a maré baixa, além de pegar um sol. A noite, é possível fazer caminhadas, andar de bicicleta ou patins, curtindo a brisa do mar e a paisagem noturna de Ponta Verde.

É na praia de Ponta Verde que fica a famosa placa turística “EU AMO MACEIÓ”, atrativo fotográfico não só para os visitantes como para os moradores que se orgulham de morar nesse paraíso. Além disso, ela possui diversos restaurantes, barracas e quiosques, com um calçadão bastante movimentado. Entre as praias urbanas é a preferida do público.

Praia da Barra de São Miguel

Localizada no litoral sul de Maceió, a praia da Barra de São Miguel fica a 32 km da cidade. Uma viagem curta de mais ou menos trinta minutos de carro pelo litoral que é totalmente recompensada pela paisagem do local.

A praia é uma excelente opção para quem quer relaxar com a família, em uma extensão de areia fofinha e um mar de águas bem claras. Além disso, existe na Barra de São Miguel uma extensa barreira de corais que forma uma espécie de piscina natural em tempos de maré baixa, onde é possível mergulhar e nadar.

O local possui uma ótima estrutura de bares e restaurantes, além de ambulantes que oferecem uma diversidade de produtos aos visitantes.

Praia do Francês

Localizada no litoral sul da capital de Alagoas, também, a praia do Francês fica a 20 km da capital alagoana e é uma das principais praias de Maceió por ser bastante uma das mais movimentadas da região.

Também é cercada por uma barreira de corais que ornamentam a paisagem durante a maré baixa. Além disso, parte do território de praia é de reserva ambiental, por isso não se permite banho, mas é possível realizar passeios de quadriciclo.

Se você não gosta muito de aglomeração, recomenda-se visitar a praia durante a semana, pois o pedaço de areia, aos fins de semana, é disputadíssimo.

Praia do Gunga

A praia do Gunga também figura entre as principais praias de Maceió e fica localizada a 37 km da capital de Alagoas. Assim, é um dos destinos mais visitados na cidade. 

Os motivos dessa predileção são o imenso coqueiral com árvores altas e o encontro da Lagoa do Roteiro com o mar de águas cristalinas. Assim, esses dois fatores colocam a praia do Gunga no mesmo patamar de Maragogi, pela paisagem deslumbrante digna de filme hollywoodiano.

O acesso é controlado por pertencer a uma propriedade privada. A entrada, no entanto é gratuita. Além da lagoa do Roteiro, já mencionada, na praia ainda se formam pequenas piscinas com a maré baixa, ótima para curtir com as crianças.

Além disso, as falésias ao redor do local são outro atrativo e podem ser exploradas a pé ou em passeios de buggy. Lugar incrível para ver o pôr-do-sol durante a semana.

Praia de Ipioca

A praia de Ipioca fica a 22 km de Maceió, no litoral norte, e é um paraíso escondido. Com 8 km de extensão, ela oferece mar calmo de água transparente, braço de areia largo e bem macio. 

É uma praia mais tranquila em relação ao volume de banhistas e visitantes, portanto, ótima opção para quem não gosta de lugares muito agitados. Porém, os atributos naturais da praia em nada devem às outras. 

Há também a formação das piscinas naturais em períodos de maré baixa que possibilitam passeios de catamarã e mergulho e, no período de maré alta, Ipioca é roteiro dos praticantes de surf e windsurf.

Praia de Tabuba

Tabuba é outra praia localizada do lado norte do litoral da capital alagoana e tem como atrativo a grande piscina natural em que a praia se transforma no período de  maré baixa. Ao contrário das demais que formam diversas piscinas.

Tabuba também oferece o encontro do rio com mar, que possibilita banhos refrescantes com água doce e salgada. Além disso, na região, além dos banhos, também podem ser realizados passeios de buggy para explorar o território.

Mesmo tendo uma estrutura de bares e restaurantes menor, ela ainda é super procurada aos fins de semana pela proximidade com Maceió (leva-se cerca de 40 minutos para chegar lá).

Morando em Maceió, é possível conhecer e explorar essas e outras praias aos poucos. Opções de lazer ao ar livre é o que não faltam na cidade e seus arredores.

A possibilidade de desacelerar da rotina semanal, curtindo uma praia com cenário paradisíaco e bem conservado, sem precisar viajar para outro estado é compensador e torna a vida em Maceió uma experiência bem mais prazerosa.