Você sabe o que não pode faltar na área gourmet? Bastante popular por quem deseja um ambiente mais voltado para o social, tanto para casas, quanto para apartamentos, a área gourmet é um espaço que consegue se destacar do restante casa por conta dos vários tipos de visuais e claro, pelos benefícios que traz.

Se está pensando em reformar ou mobiliar a sua área gourmet, confira o nosso conteúdo para algumas dicas:


O que é área gourmet?

Ainda no século XIX, a palavra gourmet era usada para categorizar uma pessoa que era um conhecedor de vinhos e outras boas bebidas.

Atualmente, no Brasil e no mundo ela é utilizada para associar seja uma pessoa ou mesmo pratos culinários, que possuam estilos refinados na culinária.

Assim, a área gourmet está associada diretamente com um ambiente destinado às práticas da boa culinária, seja para casas (em um espaço mais amplo), apartamentos (sendo menores), ou mesmo para condomínios (nos espaços comuns).

Por que ter uma área gourmet?

No Brasil, por conta dos hábitos de querer e gostar de socializar, seja em família ou entre amigos, a área gourmet se tornou quase obrigatória.

Por ser uma área que oferece conforto e praticidade ao estar integrada a outros ambientes, este espaço de vivência (e de boas práticas culinárias) é perfeito para quem quer realizar comemorações e festividades em um ambiente acolhedor.

Além disso, é uma excelente forma de fazer aquele almoço de domingo, por exemplo, mais especial, mudando o ambiente e trazendo a família para mais perto.

O que não pode faltar em uma área gourmet na sua casa?

Antes de irmos para o que não pode faltar em uma área gourmet na sua residência, é importante lembrar que se trata de um ambiente um pouco (ou completamente) externo. Ou seja, estará mais propenso a receber chuva, vento, Sol e outras exposições naturais.

Dessa forma, sempre que escolher um dos móveis, será importante olhar questões como materiais impermeáveis. E não se preocupe, dá para manter o estilo e elegância, mesmo com essas escolhas.

Churrasqueira

O que não pode faltar em uma área gourmet logo que pensamos é de longe a churrasqueira. No Brasil, o famoso churrasco é um momento muito especial, principalmente aos fins de semana.

Além disso, atualmente as churrasqueiras podem ir muito além dos modelos tradicionais de alvenaria, e é possível apostar nas elétricas, a bafo ou a gás, caso queira um modelo mais discreto e que também seja compatível com o apartamento, por exemplo.

Para deixar o seu espaço mais organizado, lembre-se de modernizar a churrasqueira acompanhada do exaustor, para retirar a fumaça.

Para deixar a sua área gourmet ainda melhor, os fornos de pizza e os cooktop elétricos estão super na moda. Assim, dará mais escolhas de preparo para o seu espaço. Os cooktops, inclusive, podem ser em vidro, inox e vitrocerâmico, podendo funcionar seja com gás ou energia elétrica, o que permite padronizar os seus equipamentos, junto com a churrasqueira.

Geladeira, adega e frigobar

Não existe uma confraternização sem as bebidas, certo? Por isso, o que não pode faltar na área gourmet é um equipamento que possa gelar todas elas.

A dica é analisar o que você e seus amigos e familiares preferem beber. As adegas, por exemplo, são perfeitas para quem aprecia bons vinhos e gostam de preparar recepções mais intimistas. Elas podem ser de todos os tamanhos e podem variar de acordo com o repertório que você deseja manter.

Já o frigobar é uma versão menor e perfeita para deixar próxima à churrasqueira para guardar os mantimentos e também a cerveja, e ser utilizada no dia a dia.

Já a geladeira pode estar mais próxima da área mais ampla, pois em uma confraternização, evita que as pessoas obstruam a passagem.

Móveis

Na hora de planejar a sua área gourmet, lembre-se de escolher os móveis como parte do projeto.

Isso porque serão eles os responsáveis em criar um ambiente agradável e acolhedor. Assim, o que não pode faltar na área gourmet é o balcão com banquinhos próximos a churrasqueira.

Além de facilitar a vida de quem estará na cozinha, também evita que o churrasqueiro fique longe de todo mundo.

Se o espaço for em um apartamento e exigir que os móveis sejam menores, as mesas bistrot, com suas cadeiras podem ser uma excelente dica para ganhar espaço e dar um “ar de bar gourmet”.

Agora, caso o espaço não seja problema, as cadeiras de vime e madeira podem ser a solução. Além de oferecer soluções modernas e impermeáveis, são fáceis de combinar com a decoração.

Decoração

Rústico? Moderno? Contemporâneo? Retrô? São vários os estilos para escolher para a sua área gourmet. A melhor parte é que ele pode ser escolhido tanto como um complemento da casa, mantendo o estilo, ou para quebrar de vez e ser uma completa mudança de ambiente.

O que não pode faltar na área gourmet quando falamos em decoração são o conforto e a funcionalidade para as práticas culinárias. Assim, o importante é ter um design funcional, aconchegante e que transmita a sensação que os moradores preferem.

A dica aqui é apenas opcional, mas muitos decoradores aproveitam a aproximação com o ar livre para trazer ambientes de decorações com mais plantas e locais que possam aproveitar o Sol (principalmente o da manhã).

Para quem gosta, as hortas inteligentes, além de poderem agregar valor à sua culinária, também podem ajudar na decoração.

Iluminação

E por falar em luz, não podemos nos esquecer da iluminação. Por ser um lugar geralmente aberto, os spots no teto e nas paredes são bastante estratégicos, para não deixar o lugar escuro demais.

Para evitar que algum projeto futuro de iluminação, a dica aqui fica por conta da inserção de tomadas em diferentes lugares.

Piso especial

Por ter um contato direto com chuva e Sol, o piso precisa ser escolhido com cuidado, para combinar com a decoração e também manter a alta praticidade.

O marmorato é uma tinta marmorizada que lida muito bem com ações da natureza e podem ser usados para cobrir pisos e conta uma alta paleta de cores.

E agora, o que não pode faltar na área gourmet?

A área gourmet precisa ser um ambiente especial, que consiga elencar todas as preferências e desejos dos moradores. Agora que você já sabe o que não pode faltar na área gourmet, a dica final fica pelas escolhas da sua preferência.

Por ser uma área especial, busque construir elementos que possam dar todo o ar de aconchego, realização e inovação que sua casa precisa ter.

Quer saber mais sobre decorações? Então confira o nosso outro conteúdo sobre os conceitos e tipos de decoração sofisticada para os lares.