Realizar a mudança da localização do consultório é uma tarefa que requer pesquisa e planejamento, para que o lugar escolhido atenda a todas as necessidades que o local antigo já não supria.

Quando falamos de um ponto comercial, e aqui especificamente de consultório médico, esse planejamento precisa ser redobrado, pois envolve, além das necessidades do empresário/médico, as demandas do cliente/paciente.

Certamente, o desejo da mudança parte de uma lacuna que o local atual não consegue mais preencher, seja porque não comporta mais com comodidade o fluxo de pacientes diários ou porque o acesso não é prático, entre outros fatores.

Ao realizar a mudança da localização do consultório, precisa-se evitar o afastamento dos pacientes já cativos e para isso vamos dar algumas dicas importantes para não errar no planejamento da troca de local e, ainda, dar mais visibilidade ao empreendimento.

A mudança na localização do consultório

A ida ao médico é uma experiência delicada para o paciente, pois em uma dessas visitas ele pode descobrir algo em relação a sua saúde que vai requerer uma mudança de hábitos profunda. 

O local onde a pessoa vai receber essa informação e, posteriormente, realizar o tratamento, precisa ser acolhedor e agradável para que a experiência seja mais tranquila possível.

Assim, o primeiro passo na escolha da nova localização do consultório é optar por um local que seja acessível e agradável ao paciente. O bairro, nesse sentido, deve ser conectado com as principais vias de acesso da cidade e ter um trânsito relativamente bom nos horários de maior atendimento no consultório.

É também interessante observar o que há no entorno do bairro. Isso certamente pode pesar contra ou favor da imagem do estabelecimento. Ele deve estar próximo de empreendimentos relacionados com a natureza do negócio, como hospitais, farmácias e laboratórios de exames, por exemplo. 

O nível de segurança do bairro também influencia na escolha. Bairros de áreas mais nobres tendem a ter mais investimento em segurança privada e mais atenção da segurança pública, além de contar com boa infraestrutura nas vias e calçamentos, bem como uma boa oferta de estabelecimentos de alto padrão. 

A infraestrutura do novo prédio

Outro ponto importante é checar se a infraestrutura do prédio é melhor e corresponde à rotina da consultório, assim como atende às exigências requeridas pela ANVISA para estabelecimentos de saúde.

Então, é fundamental checar: tamanho das salas, estrutura dos banheiros, ventilação dos cômodos, acessibilidade para pacientes com mobilidade reduzida, tamanho dos elevadores, saída de emergência, entre outros pontos. 

Abaixo, vamos pontuar 3 elementos que devem ser avaliados na escolha da nova localização do consultório.

Estacionamento

O estacionamento é sempre um fator que pesa na escolha do consultório. Então, buscar um espaço com amplo estacionamento, que seja bem sinalizado e que ofereça uma estrutura de deslocamento e acesso às salas é garantia de satisfação do paciente.

Avalie também a reserva de vagas para pacientes idosos, gestantes e/ou cadeirantes. Se a clientela de seu consultório for, em maioria, um desses públicos citados, observe se o local oferece vagas adequadas e próximas ao acesso do prédio.  Ausência dessas vagas pode desencorajar o paciente a frequentar o novo espaço.

Recepção

A recepção do consultório deve ser um local confortável para os pacientes. É o lugar de espera e a gente bem sabe que, às vezes, a depender da especialidade e natureza do consultório, pode ter horários de lotação. Portanto, se seu consultório for de uma especialidade com alta demanda, busque um espaço com ampla recepção.

Além disso, a recepção deve ser um espaço de acolhida, com decoração que transmita tranquilidade e auxilie o paciente na espera da sua consulta. Certifique-se também que os banheiros (e o acesso a estes) estejam bem distribuídos e equipados com barras de segurança e vasos sanitários que atendam à necessidade de cadeirantes e pacientes com mobilidade reduzida, por exemplo.

A nova localização do consultório precisa de elevador

No quesito acesso, os elevadores também precisam ser considerados na escolha da nova localização do consultório. Se o prédio for específico da área médica e tiver outros consultórios das mais distintas especialidades, é provável que o fluxo de uso dos elevadores seja intenso durante todo o dia.

Por isso, é importante verificar a quantidade e tamanho dos elevadores do edifício, para saber se ele comporta a quantidade de pessoas sem causar enormes filas de espera, o que pode gerar atraso e até desistência.

Além disso, em se tratando de prédio destinado à àrea de saúde, é fundamental ter um elevador específico para acesso com macas, no caso de pacientes em estado de saúde mais delicado e que precisem de atendimento com certa urgência.

Outros detalhes ainda podem ser observados, como a fachada geral do prédio. Ela será a primeira imagem que seu paciente terá do consultório, portanto é importante que transmita seriedade. Também contribuem para a imagem do estabelecimento, o material usado no acabamento. 

Eles proporcionam o isolamento acústico e térmico adequados, por exemplo? Mais uma vez, é importante lembrar das necessidades dos pcds e pessoas com mobilidade reduzida.

A decoração e layout do consultório, além de serem funcionais, devem dialogar com a proposta do empreendimento e a imagem que ele quer passar aos pacientes. Portanto, é necessário escolher um espaço que ofereça layouts flexíveis. 

As formas de divulgação da localização do consultório

Definido o novo ponto, é hora de partir para a divulgação. Utilize todos os canais oficiais de comunicação do consultório e divulgue amplamente o novo local.

Estando em um bairro novo, é interessante também fazer uso de mídia offline, como outdoor, banner ou mesmo panfletos distribuídos em pontos específicos, para atrair uma nova clientela e alertar aos moradores do bairro em questão sobre a inauguração de um novo consultório.

Se o objetivo é aumentar o fluxo de pacientes, vale também investir em mídia eletrônica ou impressa. Analise bem qual meio de divulgação seu potencial paciente mais consome e invista, por um curto período, por exemplo: no mês de inauguração do consultório.

Aos pacientes já cadastrados, notifique-os por email e telefone. Importante também reforçar nas comunicações oficiais os benefícios do novo lugar para o paciente. Se couber, realize um evento de inauguração com algum tipo de promoção ou distribuição de brindes para os pacientes antigos e novos.

Com a divulgação correta, a nova localização do consultório pode trazer benefícios em curto tempo ao empreendimento. Ao optar por um espaço bem localizado e mais amplo que dê conforto aos pacientes, o consultório terá sua imagem alavancada com a clientela em pouquíssimo tempo.

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