Morar perto da praia é o sonho de muitas pessoas. Afinal, nada mais gostoso do que acordar com o barulho do mar e tê-lo a poucos passos de casa, podendo aproveitar aquele fim de tarde delicioso na orla.

Mas será que viver perto da praia é realmente tão vantajoso assim? Para lhe ajudar a definir a localização do seu próximo imóvel, nós montamos este conteúdo com os prós e os contras dessa escolha. Confira!

Vantagens de morar perto da praia

Morar perto da praia tem muitos benefícios à saúde mental, física e também para a qualidade de vida. Confira!

Mais bem-estar

Diversos estudos têm sido feitos para tentar entender o efeito do mar nas nossas vidas. E, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Exeter, da Inglaterra, o contato frequente com o ambiente praiano traz inúmeros benefícios à nossa vida.

A pesquisa mostrou que quem morava no litoral tinha uma carga de estresse menor e também mais estímulos para praticarem atividades físicas, trazendo inúmeros benefícios para a saúde.

Alívio do estresse

A redução do estresse tem sido foco constante de estudos, afinal esse é o mal que mais afeta as pessoas atualmente. Uma pesquisa da Universidade de Michigan comprovou que passar algumas horas por dia contemplando o azul do mar é capaz de aliviar o estresse.

Para chegarem a essa conclusão, os pesquisadores fizeram vários estudos topográficos de uma praia da Nova Zelândia e comprovaram que as pessoas que observavam o mar diariamente tinham menos sinais de ansiedade e de alteração de humor.

Autoconhecimento

Além de apreciar a imensidão azul, ouvir os barulhos do mar também é algo benéfico ao ser humano. Pelo menos foi isso que comprovou o estudo BlueHealth realizado por pesquisadores ingleses.

De acordo com o estudo, os barulhos do mar ativam o córtex pré-frontal do cérebro (área associada às emoções e autorreflexão), fazendo com que as sensações de autoconhecimento e de bem-estar sejam ampliadas.

Fortalecimento da imunidade

A água salgada é, há muitos séculos, indicada para o tratamento de diversas doenças. E isso não é por acaso. Afinal, ela tem propriedades que ajudam a aumentar os níveis de circulação sanguínea e também a fortalecer o nosso sistema imunológico.

Outro efeito benéfico de morar perto da praia é a maior exposição solar, que estimula a produção de vitamina D – essencial ao corpo humano e capaz de aumentar as nossas defesas naturais contra doenças, além de elevar o nível da endorfina, hormônio relacionado à felicidade e ao prazer.

Praia pertinho de casa

Aproveitar as férias, feriados e finais de semana na praia é o sonho de muitos brasileiros. Mas não tem nada pior do que ter de pegar o carro, passar horas na estrada, gastar com hospedagem e ainda ter de enfrentar a volta para casa.

Se você já mora na praia, é só andar alguns quarteirões e aproveitar tudo o que natureza tem para lhe oferecer!

Excelente investimento financeiro

Morar perto da praia também é uma maneira de aumentar o patrimônio da sua família. Primeiro porque, na época de férias, se você quiser, poderá alugar a sua casa e conseguir uma renda extra.

E segundo porque esses imóveis tendem a ter uma excelente valorização, fazendo com que você possa vender o bem a um preço bem mais alto, expandindo o patrimônio da família.

Desvantagens de morar perto da praia

Apesar de todos esses pontos positivos, morar perto da praia também oferece algumas desvantagens que precisam ser consideradas. Veja as principais.

Maresia

A maresia, definitivamente, é uma das desvantagens mais citadas por quem vive em cidades litorâneas. Afinal, a salinidade do mar pode oxidar os metais, reduzindo a vida útil de eletrodomésticos, automóveis, móveis, janelas, portas etc.

Para minimizar esse efeito, existem algumas possibilidades como manter o veículo sempre bem lavado e cuidado, aplicar óleo de peroba nos móveis de madeira, limpar as superfícies com frequência para remover os resíduos de sal, pintar grades e portões com revestimentos antioxidantes e preferir por materiais que não oxidam.

Turistas na alta temporada

A alta temporada, geralmente, é um momento em que as praias costumam ficar cheias de turistas, e nem sempre as cidades litorâneas comportam esse aumento excessivo de pessoas. Isso se traduz em filas nos supermercados, praias lotadas, trânsito e outros problemas.

Quem quiser fugir desse problema, poderá aproveitar as férias para conhecer outras partes do país ou do mundo.

Altas temperaturas

Morar na praia é sinônimo de viver em uma região naturalmente mais quente. Durante o verão, as temperaturas poderão ser bem altas e é preciso ter certeza de que você estará disposto a enfrentá-las.

O ar condicionado pode não se tornar mais um artigo de luxo, afinal, ele trará muito mais conforto na hora de enfrentar as noites bem quentes de verão.

Como você viu, morar perto da praia tem seus prós e contras. A vista lindíssima todas as manhãs e a qualidade de vida são atrativos que fazem com que muitas pessoas desejem morar no litoral, mas é sempre importante conferir as desvantagens e assim fazer uma escolha mais acertada.

Você gostou deste conteúdo? Já pensa em morar pertinho da praia? Conheça os empreendimentos da Record e realize o seu sonho!