A localização de imóvel é um ponto de suma importância na hora de comprar um novo bem. Afinal, ela é responsável por valorizar a casa ou apartamento e também por tornar a vida dos novos moradores mais simples e agradável.
Com as cidades cada vez mais populosas, contudo, nem todos os empreendimentos imobiliários oferecem uma localização adequada. Nesse momento, é indispensável saber o que considerar, escolhendo o melhor imóvel para as suas necessidades, rotinas e desejos (e também pensando na capacidade de valorização do bem).
Quer saber como avaliar a localização de imóvel e fazer uma compra acertada? Continue a leitura!
Avalie a infraestrutura de comércio e serviços
Um bairro que ofereça uma boa rede de comércio e serviços, com certeza tornará o seu dia a dia mais prático. Afinal, será possível encontrar tudo o que você precisa a poucos metros da sua residência, sem ter de se deslocar para o centro ou outros bairros.
Já uma região afastada trará muita inconveniência na sua rotina, aumentando o tempo de deslocamento e até dificultando em momentos pontuais, como a educação dos filhos ou os tratamentos de saúde.
Então confira o que o bairro lhe oferece em termos de supermercados, farmácias, hospitais, escolas, academias, lojas, restaurantes etc.
Além disso, confira também se o bairro possui internet de alta velocidade, cabeamento para televisão e os serviços básicos como iluminação pública, saneamento básico, postos de saúde e policiamento.
Pense nas vias de acesso
Como é chegar até o imóvel? Você terá de passar longas horas no trânsito ou a região é facilmente acessada por vias importantes da cidade?
Avalie também a localização de imóvel relacionada à sua rotina. Ou seja, o quão próximo ele está do seu trabalho, da escola das crianças e de outros locais para os quais você se desloca rotineiramente.
Isso traz um impacto significativo na sua qualidade de vida, evitando ter de ficar todos os dias durante horas dirigindo.
Outro ponto importante é conferir como é a iluminação e o estado de conservação das vias de acesso, a presença de placas informativas e outros itens que ajudem a trazer mais segurança no transporte diário.
Analise a rede de transporte público
Além das questões que citamos acima, vale à pena conferir se o bairro é bem servido de transporte público, como linhas de ônibus, metrô, trem, pontos de táxi etc.
Mesmo que você não use o transporte público, estar em um bairro bem servido com essas opções torna mais simples acessar a sua nova moradia, além de ajudar na valorização do imóvel, tornando-o mais atrativo tanto para a venda como para locação.
Considere a segurança
Infelizmente, a violência ainda é uma realidade de várias cidades. Por isso, viver em um bairro seguro faz toda a diferença na nossa qualidade de vida. Antes de definir a localização de imóvel, avalie essa questão com bastante cuidado.
Você pode pesquisar pelos índices de criminalidade da região, conversar com outros moradores e visitar a área em horários diferentes e em dias alternados da semana. Assim, você conseguirá notar pontos como: falta de iluminação, pessoas transitando na rua, policiamento, postos da PM ou da GM, entre outros.
Avalie os atrativos do bairro
Viver bem não é sinônimo apenas de estar em um bairro perto do serviço ou que tenha uma boa segurança. Afinal, é preciso que a região esteja de acordo com as suas características e desejos.
Por isso, considere também os outros atrativos da área e como elas se relacionam com seu estilo de vida. Se você adora praticar esportes, por exemplo, avalie se a região possui boas academias ou espaços públicos, como parques, ciclovias etc.
Para quem adora cultura, é importante estar em um local que ofereça esses atrativos, como cinemas, museus, livrarias, casas de espetáculos e outros. Já os boêmios ou amantes da boa gastronomia, com certeza vão preferir morar perto de restaurantes, bares e baladas.
Quem deseja sossego e boas noites de sono, precisa evitar bairros muito badalados ou com trânsito intenso. Por isso, a dica de visitar a região em vários horários do dia e da noite é uma ótima ideia para analisar essa questão.
Considere o potencial de valorização
Por fim, não se esqueça que comprar um imóvel é um investimento em longo prazo. Então, avalie o quanto a região pode valorizar o seu bem e ajudar a aumentar o patrimônio da sua família.
Para verificar essa questão, além dos atrativos, da infraestrutura e da segurança do bairro, considere também o número de empreendimentos lançados, se ainda existe espaço para a expansão imobiliária e as possíveis “ameaças” a essa valorização, como proximidade com indústrias ou construções da prefeitura que possam desvalorizar o local.
A compra de um imóvel é um momento que merece muita atenção e cuidado. Afinal, esse é um investimento em longo prazo e morar bem tem uma íntima relação com a nossa qualidade de vida e bem-estar.
Por isso, avaliar a localização de imóvel é algo indispensável, que deve ser feito com planejamento e tranquilidade, evitando tomar uma decisão precipitada e se arrepender depois.
Aproveite para visitar a região, conversar com os moradores e sentir o “clima” do local, analisando se ele está de acordo com a sua personalidade e desejos.
Depois dessas dicas, ficou mais fácil avaliar a localização de imóvel? Assine a nossa newsletter e receba sempre conteúdos bacanas como este diretamente no seu e-mail!