Trocar de apartamento é uma decisão que precisa ser tomada com cautela, analisando todos os prós e contras da situação. Geralmente, o desejo de mudança é incentivado por diversos fatores, desde uma mudança de emprego à busca por melhor qualidade de vida e bem-estar.

Independente da motivação, é importante pesquisar bem e avaliar as opções disponíveis para não tomar uma decisão precipitada e errar na escolha do novo imóvel, transformando o sonho em um grande pesadelo.

Por isso, este texto busca auxiliar na análise dos fatores que podem motivar a trocar de apartamento ou casa. Além de apontar opções de imóveis que possam solucionar o problema apresentado. O objetivo é ajudá-lo a fazer uma mudança de forma planejada sem comprometer sua rotina ou mesmo seu orçamento.

Trocar de apartamento para maior segurança e tranquilidade

Alguns locais perdem o controle da segurança pública com o constante aumento populacional, principalmente, nos grandes centros urbanos. O aumento da violência nesses lugares acaba sendo uma das principais consequências pelo crescimento desordenado.

Além disso, o aumento populacional em determinadas áreas pode alterar o perfil do bairro, tornando-o mais agitado e boêmio com a abertura de mais bares e casas noturnas, por exemplo. O que, por consequência, implica em mais ruído altas horas da noite.

Se você e sua família já não sentem mais segurança para circular tranquilamente pelas ruas do bairro em que moram, ou já tenham passado por alguma situação desconfortável que tenha aumentado a preocupação com sua casa e sua família, vale considerar trocar de apartamento para um bairro que seja mais tranquilo ou ainda para um condomínio fechado. 

Mais espaço para a família

É comum que o desejo de mudança seja motivado pelo crescimento da família. Um apartamento que comporte bem um casal, pode não ser mais suficiente quando este casal planeja ter filhos. Isso porque os filhos além de necessitar de espaço próprio, vão requerer também um ambiente mais propício para seu desenvolvimento físico e mental.

Neste caso, é interessante buscar lugares que, além de terem mais cômodos, tenham áreas externas para a criança brincar e interagir com outras crianças. Aqui, mais uma vez, cabe analisar a opção do condomínio fechado que oferece espaços de lazer em seu pacote.

Há casos também em que o quarto de hóspede ou escritório são sacrificados para receber o novo  membro da família. Então, se você costuma receber visitas e tem escritório em casa, é interessante antecipar-se e buscar um imóvel que atenda bem todas essas necessidades.

Trocar de apartamento para uma melhoria na qualidade de vida

Por mais que a casa seja o refúgio do proprietário, às vezes, ela não consegue mais atender às necessidades pessoais do morador para descanso e lazer. A limitação do espaço ou do próprio bairro podem saturar a permanência no imóvel. Até porque nem sempre se tem recurso disponível para viajar ou buscar lazer em outros pontos fora de casa.

O ideal, neste caso, é buscar um imóvel com ambientes que por si só sejam próprios para o lazer, como uma varanda gourmet  ou ainda boa localização, próximo de parques e praias, por exemplo.

Condomínios com área de lazer completa, por exemplo, costumam oferecer quadras poliesportivas, salão de eventos, piscina, pista de cooper e ciclismo, além de ampla área verde para melhorar a qualidade de vida de seus moradores.

Localização prática

Falando em localização, este é um item que também pode pesar a favor ou contra na escolha e permanência no imóvel. Às vezes o imóvel tem um custo baixo de aquisição, mas fica longe do trabalho, da escola e de serviços essenciais.

Uma mudança de emprego também pode tornar um local que antes era ideal em um verdadeiro obstáculo para cumprimento de horário. Isto vai implicar em readequação da pessoa para se adaptar à nova rotina. 

Dessa forma, é interessante busca um imóvel que tenha uma localização mais centralizada de acesso fácil e rápido aos principais pontos e serviços da cidade. Além disso, uma boa localização é sinônimo de valorização constante do imóvel.

Melhor infraestrutura

Se o local onde você mora tem um bom tempo de construção e reformá-lo seria um verdadeiro rombo no orçamento, além de demandar um tempo que, por vezes, não se tem disponível. Talvez seja hora de trocar de apartamento ou casa e buscar um novo lar.

O mercado imobiliário tem diversos imóveis prontos ou na planta que podem se adequar a sua necessidade e de sua família. Se a mudança for um urgente em função de problemas estruturais profundos, o ideal é buscar um imóvel novo que esteja pronto para morar. Mas, se há a possibilidade de permanecer mais algum tempo, um imóvel na planta pode atender. 

Por fim, trocar de apartamento ou casa pode ser motivada ainda pelo desejo de ser dono do seu próprio espaço e abandonar o aluguel. 

Trocar de apartamento: planejando a mudança

Diagnosticado o motivo da mudança, é hora de arregaçar as mangas e pesquisar bastante por imóveis que solucionem seu atual problema e evitem o surgimento de outros. Assim, se a sua motivação atual é por mudança do endereço do emprego, considere também o tamanho do espaço, para além da localização, se constituir ou aumentar família estiver em seus planos futuros.

Agora se o problema é a segurança no bairro atual, por que não buscar também um novo imóvel que ofereça comodidade como uma área de lazer privativa de uso exclusivo para moradores? 

É essencial estudar bem as opções disponíveis no mercado, verificando o melhor momento para dar esse importante passo na vida. Analise suas condições financeiras e as necessidades da família para definir se a mudança é uma questão urgente ou não.

Em seguida, busque pelos bairros ideais de acordo com as demandas levantadas, mapeando as condições de segurança, de acesso a serviços disponíveis no local, bem como as opções de imóveis que existem na região.

Se o objetivo é adquirir um imóvel novo, faz-se necessário também checar a idoneidade da empresa responsável pela construção, verificando se ela cumpre prazos e se seus projetos não apresentam problemas estruturais em curto prazo.

Preparado para a trocar de apartamento? acesse também o texto:  Existe época do ano ideal para investir em novo imóvel?