Investir em novo imóvel pode ser tanto para bem pessoal ou como investimento financeiro, e por isso, é muito importante a compra com consciência. 

Por geralmente ser uma aquisição realmente cara, a compra do imóvel  representará um novo estilo de vida para toda a família, assim como também pode ser um investimento exclusivamente financeiro, e que se tornará um lucro vantajoso apenas mais para frente.

Dessa forma, fazer essa nova aquisição não é um momento simples. Muitos fatores podem influenciar, inclusive se o investimento valerá realmente a pena. Quais são esses fatores? Existe um momento melhor para investir em novo imóvel?

E a resposta é: sim, muitos investidores deixam para investir em novo imóvel em momentos específicos do ano.

Você sabe quais são eles?

Existe época do ano ideal para investir em novo imóvel?

A resposta é sim! Existe época do ano ideal para investir em novo imóvel, no entanto, não dá para considerar tudo como uma receita de bolo. As variáveis existem e dependem de uma cidade para outra, assim como uma região do país para outra.

No entanto, dá para levantar algumas tendências em comum, que costumam influenciar quase todas as cidades e isso pode te ajudar bastante na hora de fazer o tão sonhado investimento. Confira:

Investir em novo imóvel no fim do ano?

De maneira geral, o fim do ano costuma ser o melhor período do ano para todas as pessoas que querem investir em novo imóvel. 

Isso porque é nesse período que o Comitê de Política Monetária (Copom) costuma reduzir a taxa Selic, que é o parâmetro usado pelos bancos para determinar a taxa de juros do próximo período.

Para tornar as ofertas mais atraentes no fim do ano, os bancos costumam aumentar o limite das parcelas do financiamento. Ou seja, as pessoas terão um poder de compra mais elevado por meio do financiamento.

Além disso, é nesse período do ano em que as pessoas recebem o 13º, o que faz dar uma aquecida na economia e para atender aos desejos dos clientes, costuma ser mais fácil de negociar e até investir em novo imóvel.

Muitas vezes, o 13º é usado para debitar as taxas e impostos relacionados com a negociação e aquisição do novo negócio, como por exemplo o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), registro e escritura. Ao todo, esses valores costumam girar em torno de 5% a 6% do valor do imóvel, ou seja, para grandes investimentos, pode ser uma quantia que precisa ser considerada.

Dicas para investir em novo imóvel

Já sabemos que existe um período do ano que costuma ser o mais propenso para adquirir um novo imóvel. No entanto, é muito importante ficar atento em outras variáveis, que podem influenciar diretamente na sua ideia de investir em novo imóvel. São elas:

Juros

A taxa Selic é a responsável pela cobrança base dos juros aplicados nas operações que controlam o financiamento de imóveis de maneira geral.

Dessa forma, uma importante dica é ficar atento durante o decorrer do ano e principalmente nas viradas de semestres, pois a Selic não reduz apenas ao fim do ano. Com o intuito de aquecer o mercado de imóveis, além de outros fatores, a taxa pode sim ser reduzida em vários períodos ao longo do ano.

Dessa forma, se o seu desejo em investir em novo imóvel atualmente é mais urgente, é válido ficar atento na taxa Selic e nos juros que controlam o financiamento de imóveis, pois em alguns casos, você não precisará esperar até o fim do ano para fazer a aquisição do seu novo negócio.

Oferta x Procura

Uma das leis que rege o preço de praticamente tudo é a famosa oferta e demanda.

Para garantir que você não irá comprar um apartamento acima do preço, é válido conferir como está o mercado na cidade e também na região.

Enquanto a procura é influenciada pela preferência do consumidor, a oferta é a quantidade do produto disponível no mercado.

Épocas ruins

Assim como existem os períodos bons, existem também as época ruins para investir em novo imóvel.

E ninguém quer fazer um investimento errado, não é mesmo?

Uma dessa dessa época é o início do ano. Pode parecer controverso, já que o fim do ano é a melhor, mas essa é a tendência do mercado.

Após o ano novo, muitas pessoas já estão de olho nas dívidas que contraíram, como impostos e outras parcelas de serviços, como mensalidade de escolas e outros mais.

Por isso, ao optar por investir em novo imóvel, é importante estar ciente que embora seja importante que haja a negociação, ela não deverá se estender até a virada de ano, pois é quando o mercado dá uma esfriada e os valores ficam mais difíceis de serem negociados.

Devo investir em novo imóvel durante a crise?

A crise econômica que surgiu recentemente por conta da pandemia causou algumas mudanças no cenário imobiliário. Isso porque boa parte dos empreendedores optaram por colocar alguns seus respectivos apartamentos para serem vendidos, o que gerou uma queda nos preços de uma parcela interessante dos apartamentos.

Para aqueles que podem comprar um imóvel à vista, as opções estão ainda melhores. Além de contar com uma queda natural dos valores, poderá fazer um investimento mais barato.

Dessa forma, se daqui alguns anos, quando o mercado imobiliário estiver mais aquecido, optar por vender o investimento feito nesse momento, além de poder contar com a venda por um preço mais justo, poderá ter uma valorização do imóvel, como o mercado imobiliário costuma sugerir.

Além disso, se existe uma vontade de comprar um imóvel nesse momento, mas estiver de quarentena, é possível comprar o imóvel que você deseja pela internet.

Preparado para investir em novo imóvel?

As melhores época do ano para investir em novo imóvel variam todos os anos, e por isso, é muito importante ficar atento às mudanças no mercado imobiliário, seja por causa da taxa Selic ou de fatores exclusivos de cada região

Com as dicas anteriores, fica mais fácil compreender se o momento agora é de fazer um investimento para você e a sua família. Não se esqueça que uma compra agora poderá render um bom lucro mais para frente.

Se o seu desejo nesse momento é de investir em novo imóvel, vale a pena ficar ligado nos valores e acompanhar de perto como fazer para adquiri-lo.

Pensando em investir em novo imóvel em Maceió? Confira o nosso e-book.