O sonho da casa própria é compartilhado por muitos brasileiros. Mas na hora de transformá-lo em realidade é muito importante ficar de olho em alguns quesitos – evitando transformar a situação em um verdadeiro pesadelo. Entre eles está a escolha da construtora, principalmente para os imóveis comprados ainda na planta.

Afinal, se você acabar escolhendo a construtora errada terá de lidar com uma série de dificuldades, como falta de qualidade na construção, problemas estruturais, acabamentos de má qualidade e até baixa durabilidade do imóvel.

Quer evitar tudo isso? Veja as dicas que separamos para garantir que a construtora é séria e não cair nas garras de empresas duvidosas!

Conheça outros empreendimentos

Uma das primeiras dicas para escolher bem a construtora é conhecer o seu histórico de empreendimentos. Para isso, peça para visitar outras obras que já foram entregues. Nessa visita, analise vários pontos como a qualidade da construção, os materiais de acabamentos utilizados, a conservação do edifício, o paisagismo, a arquitetura etc.

A tendência é que a construtora mantenha o mesmo padrão nos próximos empreendimentos. Então, se o que você visitou não lhe agradou – existem grandes chances de a entrega do seu imóvel não ser da maneira que você sonha.

Analise o histórico de entregas

Não tem nada pior para quem compra um imóvel na planta do que ter de arcar com demora, lentidão e atrasos na entrega. Isso pode comprometer totalmente o seu planejamento financeiro, além de frustrar o sonho da casa própria.

Infelizmente, existem construtoras que nem conseguem entregar a construção e abandonam a obra no meio do caminho. Nesses casos, o comprador terá de procurar a Justiça para conseguir ser indenizado pelos danos, mas essa costuma ser uma questão demorada e prolongada.

Por isso, uma dica importante é avaliar o histórico de entregas, conversando com outros clientes. Analise o tempo prometido e o tempo efetivo para a entrega da obra e dê prioridade àquelas empresas que cumprem o combinado.

Avalie os projetos e os detalhes da construção

Uma boa construtora se preocupa com muitos pontos – e com certeza os projetos e detalhes construtivos são essenciais, tornando seus empreendimentos modernos e atrativos.

Avalie, antes de comprar, a planta do imóvel e também do condomínio, conferindo se ela está de acordo com o seu estilo e vontade. Além disso, verifique com a prefeitura da cidade se existe registro do projeto – o que dá mais segurança aos compradores sobre a idoneidade da empresa, garantindo que ela segue as normas estipuladas.

Caso vá comprar o imóvel na planta, busque saber questões específicas, como metragens dos cômodos, tipos de materiais empregados, acabamentos que são entregues pela construtora, número de vagas na garagem, áreas comuns do edifício etc.

Quanto mais séria for a construtora, mais informações ela lhe dará sobre todos esses pontos, trazendo mais segurança para a compra.

Confira a qualidade dos materiais utilizados

A qualidade dos materiais é um ponto fundamental que irá se refletir também na qualidade e na durabilidade do imóvel que você está comprando. Então, busque saber quais fornecedores são usados, as marcas empregadas e se elas estão de acordo com as normas técnicas e exigências dos órgãos governamentais.

Isso também pode ser verificado ao visitar outros empreendimentos entregues pela construtora, especialmente na questão dos acabamentos. Mas, lembre-se, que além deles é importante que a construtora use bons materiais de fundação, conexões e  elétricos.

Escute a opinião de outros clientes e profissionais

Nada melhor para saber da idoneidade de uma empresa do que ouvir outros clientes ou profissionais do ramo. Você poderá pesquisar na internet para avaliar esse ponto ou conversar pessoalmente com essas pessoas.

Analise se eles estão satisfeitos com o imóvel, como foi a entrega, se houve atrasos na obra, se a empresa realizou cobranças indevidas e como foi o acompanhamento em casos de dúvidas ou problemas nos imóveis.

Os profissionais do setor, como arquitetos e engenheiros, também podem lhe dar uma orientação, com uma visão mais técnica. Em geral, eles costumam conhecer as construtoras de destaque da região e podem lhe ajudar, opinando sobre a parte estrutural ou construtiva.

Verifique a reputação da construtora

Aproveite para verificar a reputação da construtora. Pesquise em sites como Reclame Aqui ou Escavador para ver se existem processos e outras queixas contra a empresa – e também para analisar a réplica da construtora, se ela está acompanhando o caso e preocupada em resolvê-lo, ou se não se manifesta sobre o assunto.

Caso a empresa apresente várias reclamações sobre questões recorrentes, fique atento, já que esse pode ser um indício de que a construtora não é tão séria como você imagina.

Analise também os processos movidos pelos funcionários da empresa, como por falta de pagamento, acidentes de trabalho e outras questões. Afinal, esses podem ser indícios que falta seriedade e comprometimento na empresa.

Avalie a saúde financeira da empresa

Se a construtora estiver bem financeiramente, ela com certeza conseguirá honrar os compromissos assumidos. Você poderá pesquisar se a empresa paga seus funcionários em dia, se não apresenta dívidas bancárias ou com fornecedores e outras questões que possam afetar o seu funcionamento nos próximos meses ou anos.

Verifique os prêmios e certificações

Construtoras bem conceituadas estão sempre sendo reconhecidas pelo seu trabalho. As melhores contam com prêmios e certificações de instituições variadas. Algumas possibilidades de destaque são: sustentabilidade, soluções habitacionais, relacionamento com funcionários etc.

Avalie, ainda, se a construtora se preocupa com as certificações de qualidade, como a ISO 9001 – um selo que atesta que a empresa segue rigorosos padrões produtivos que comprova a seriedade e a boa qualidade da construtora.

Leia todos os documentos oferecidos

Antes de fechar a compra, leia com atenção todos os documentos fornecidos pela construtora, desde os panfletos publicitários até o contrato de compra e venda. Garanta que todo o acertado entre vocês está descrito no contrato – e se tiver dúvida sobre algum ponto, questione.

Como você viu, para que o sonho do novo imóvel não se torne um pesadelo é indispensável tomar alguns cuidados, escolhendo uma construtora séria e respeitada. Isso garante que você comprará um imóvel de qualidade e que terá uma duração de muitos anos, sem dores de cabeça, inconvenientes e dificuldades.

Agora ficou mais fácil escolher a construtora certa? Veja os empreendimentos da Record e descubra porque ela é a sua próxima construtora!