Começo do ano é um ótimo momento para transformar a casa, aproveitando o clima de mudanças no ar. E uma forma simples de conseguir renovar o visual do seu apê é modificando a decoração na parede.

Assim, você poderá transformar as paredes da sala, dos quartos e de diferentes ambientes, modificando as cores, os revestimentos ou apenas utilizando objetos, como os quadros.

Não sabe como fazer essa mudança e está precisando de algumas ideias? Siga conosco!


1- Papel de parede ou pintura

Que tal destacar uma das paredes principais do seu ambiente? Por isso, essa decoração na parede é fácil de fazer, bastando modificar as cores ou incluir um papel de parede em um ponto focal.

Em ambientes pequenos, prefira deixar a maior parte das paredes em tons claros e neutros, como branco, off-white ou bege, que ajudam a ampliar. Além disso, você poderá adicionar um toque de cor em apenas uma parede, usando uma tonalidade forte, como o vermelho ou terracota, ou uma mais neutra e diferenciada, como lavanda ou neomint, que estão em alta.

Os papéis de parede também são excelentes para criar esse destaque – e atualmente é possível encontrar versões bem modernas e ousadas, inclusive com estampas 3D e que recriam texturas, como os tijolinhos à vista.

Por isso, se você adora uma decoração rústica ou urbana/industrial, incluir um papel de parede com essa estampa ficará excelente, criando um ponto focal de destaque e deixando o seu cômodo mais aconchegante.

2- Parede Lousa

A tendência do home office promete ser algo para ficar, mesmo quando a pandemia terminar. Então, que tal investir em uma decoração de parede para este ambiente? A parede lousa é excelente e ajudará a trazer beleza e funcionalidade.

Assim você mesmo poderá criar a sua, bastando usar uma tinta especial para esse tipo de decoração. Depois de seca, é só usar o espaço para anotar seus eventos, entregas ou, ainda, algumas frases motivacionais.

Além do home office, a parede lousa fica excelente em algum cantinho da cozinha, ajudando a organizar a lista de compras ou trazendo mensagens fofas e inspiradoras.

3- Paredes com texturas

Outra decoração na parede que está em alta é o uso de texturas – um efeito que pode ser conseguido por meio de diferentes materiais. O papel de parede 3D é um deles, mas você também poderá usar alguns tipos de revestimentos, como as pastilhas decorativas, os ladrilhos hidráulicos ou os revestimentos 3D.

Além disso, o mais bacana é que a textura traz uma sensação de movimento e pode ser usada em diferentes ambientes, por exemplo: na rodabanca da cozinha, na parede do box do banheiro, na parede do painel de TV na sala de estar ou até em substituição à cabeceira da cama, no quarto do casal.

4- Parede de porcelanato

Essa decoração de parede é outra que está em alta e promete se manter pelos próximos anos. Isso porque o porcelanato há algum tempo deixou de ser apenas um revestimento de piso, com variedades bem interessantes destinadas à aplicação em paredes internas, externas e fachadas.

Além disso, os modelos que recriam madeira e mármore são os mais usados, podendo aparecer em diferentes detalhes da sala de estar, dos quartos, dos banheiros e das varandas ou de halls.

São opções mais modernas, fáceis de manter e que trazem um toque de requinte e sofisticação. Para as áreas externas, como as varandas, vale a pena investir em porcelanatos que recriam materiais mais rústicos, como as pedras e o cimento queimado, que também podem aparecer em detalhes nas decorações rústicas e industriais para as áreas internas.

5- Espelhos

Os espelhos são grandes aliados de espaços pequenos, como é o caso de muitos apartamentos, ajudando a trazer mais amplitude. Isso acontece porque, como ele reflete o ambiente, acaba “enganando o olhar” e a ilusão de ótica deixa os cômodos mais amplos.

Para funcionar, contudo, é preciso escolher muito bem a parede onde o espelho ficará e também o tipo e o tamanho do objeto.

O primeiro passo é analisar o que o espelho refletirá, evitando colocá-lo em uma parede em que bate muito sol ou na qual o espelho refletirá algum ponto pouco interessante da sua decoração.

Depois, considere o formato e o tamanho do espelho para conseguir o efeito desejado. Além disso, você pode usar um espelho cobrindo toda a parede ou opções modernas como os espelhos Adnet (modelo redondo pendurado por uma tira de couro). O importante é que o espelho tenha tamanho suficiente para decorar bem a parede e oferecer essa sensação de profundidade.

Assim, se for usar um espelho com moldura, verifique se ela tem sintonia com o estilo e as cores do ambiente. Um espelho muito trabalhado em uma sala moderna e minimalista, por exemplo, poderá ficar desconexo, assim como uma peça rústica em uma sala contemporânea.

6- Quadros e molduras

Outra boa ideia de decoração na parede é o uso de quadros e molduras, além de alguns objetos pessoais, criando um cantinho cheio de personalidade e trazendo o estilo dos moradores para o ambiente.

Por isso, escolha quadros que tenham relação com o que vocês gostam. Por exemplo, se são apaixonados por cachorros, que tal algumas fotos dos pets e imagens fofinhas de animais? Quem adora viajar, pode usar a parede para pendurar algumas lembranças de locais importantes ou fotos de viagens.

Quanto mais personalizada for a parede, mais incrível e única ficará sua decoração. Assim, se o apartamento é pequeno, cuidado com as molduras. Prefira versões menores e mais finas. Você também poderá usar molduras da mesma cor da parede, trazendo uma sensação de continuidade e amplitude.

Mas se a decoração do restante do ambiente é bem neutra, então você poderá ousar, com quadros e molduras com muita cor – e até de diferentes estilos, criando combinações inusitadas.

7- Adesivos e desenhos

Os adesivos e desenhos são tendências de decoração na parede, ajudando a personalizar ainda mais o espaço. Você poderá usar frases, trechos de músicas ou desenhos que tenham relação com seu estilo e história de vida.

Quem não tem a habilidade de desenhar em paredes, pode investir nos adesivos, que são formas simples e rápidas de transformar qualquer ambiente – existem inspirações de decorações que usam, até mesmo, fita isolante, para criar lindos desenhos abstratos e geométricos.

8- Vasos

O urban jungle é um estilo que veio para ficar – ele busca trazer a natureza mais para perto, com muitos vasos de plantas. Essa inspiração também pode ser usada para transformar suas paredes.

Você poderá criar uma linda parede verde, com vários vasos de plantas em uma tela e um sistema próprio de irrigação, ou decorar com alguns vasos pendentes e kokedamas, trazendo estilo e muito verde para a sua casa.

Já deu para notar que a decoração de parede é bastante ampla e versátil, não é? Para acertar, não existem muitas regras, o importante é pensar em algo que faça sentido para você, reforçando a personalidade e o estilo dos moradores e deixando os ambientes aconchegantes e personalizados.

Curtiu nossas dicas? Ficou com alguma dúvida ou deseja compartilhar mais ideias de decoração de parede? Deixe um comentário pra gente! Aproveite e assine a nossa newsletter para ficar por dentro das nossas novidades!