A decoração sofisticada não é apenas um estilo decorativo, mas sim um conceito, permitindo o uso de vários estilos. Assim, para conseguir ambientes mais sofisticados e luxuosos, é importante se atentar as escolhas dos objetos e revestimentos – e a harmonia entre esses itens.

Esse tipo de decoração pode ser aplicada em toda a sua casa ou em apenas alguns cômodos, dependendo das suas preferências. Continue a leitura e veja as dicas que separamos!

O que é a decoração sofisticada?

Como dissemos, a decoração sofisticada não é um estilo, mas sim um conceito. Para atingi-lo, é importante se atentar aos detalhes, como acabamentos, mobiliários e objetos, criando uma unidade entre eles.

Você poderá usar vários estilos (sobre os quais falaremos mais abaixo), mas é essencial que o ambiente decorado transmita a personalidade dos moradores e também seja prático e funcional.

Em geral, a decoração sofisticada está atrelada a alguns pontos, como: simplicidade, organização, limpeza, funcionalidade e harmonização de acessórios.

Quais os estilos decorativos mais sofisticados?

Praticamente qualquer estilo decorativo pode se tornar sofisticado, dependendo dos detalhes usados. Contudo, existem alguns que combinam mais facilmente com essa sensação de requinte e luxo. Veja abaixo algumas sugestões.

Estilo contemporâneo

Esse é o melhor estilo para quem é adepto e amante da modernidade. Por isso, os ambientes precisam ser práticos e funcionais. Em geral, os mobiliários contam com linhas mais retas e há uma mistura entre o simples e o moderno.

Os materiais mais usados são: madeira, metal e vidro, além de mobiliário funcional (capaz de esconder os fios e cabos, trazendo mais praticidade e limpeza). As cores neutras são as mais usadas, como o branco, o bege e também o marrom e o cinza. Para os itens menores e os detalhes decorativos, aposte nas cores vibrantes, criando contraste.

Estilo escandinavo

O estilo escandinavo ou nórdico preza pela leveza e o aconchego. Por isso, usa muito os tons claros, tanto nos móveis como nas paredes, além de mistura de texturas, como peles, lãs e madeira. Alguns móveis com linhas retas, no estilo moderno, também podem ser usados.

O mais importante para esse estilo é deixar os ambientes convidativos. Assim, ele é ideal para quem adora estar em casa e não abre mão do conforto. Esse é um dos estilos mais sofisticados, pois une tudo o que é confortável, como delicadeza, leveza e intimismo!

Estilo rústico

Se você adora o contato com a natureza e a vida no campo, esse estilo decorativo é perfeito! O mobiliário em madeira bruta cria um destaque incrível, junto de pedras naturais, uso de pallets e presença de plantas, além de estampas em xadrez.

Os tons costumam ser mais fechados, como o cinza e as várias gradações de marrom, junto da mistura de texturas, como o linho e outros elementos mais rústicos. Tudo isso ajuda a trazer um toque de aconchego – e você poderá misturar esse estilo com a decoração moderna.

Estilo retrô e vintage

Para quem adora décadas passadas, o estilo retrô é excelente. A ideia é usar um ou outro móvel mais antigo, além de objetos de épocas passadas. Eles devem ser mesclados com detalhes modernos, evitando deixar sua casa como um cenário de novela de época.

Uma pintura vibrante em um móvel antigo, por exemplo, consegue trazer esse ar mais moderno, ao mesmo tempo em que brinca com o estilo de décadas anteriores.

Estilo clássico

O elegante e o sofisticado são itens importantíssimos na decoração clássica. Os ambientes são refinados e luxuosos, com itens requintados e uma atmosfera romântica, prezando pela suavidade das formas.

Você pode conseguir isso de maneira simples, por exemplo, com um belo lustre clássico ou estampas florais em estofados ou cortinas, além de móveis com pernas em cabriolet.

Um sofá de veludo é outra ideia, bastante refinada, junto de uma cortina com padrões sóbrios e um espelho com moldura rebuscada. Para as cores, prefira os tons pastéis.

Como fazer uma decoração sofisticada no meu apartamento?

Para criar uma decoração sofisticada, comece escolhendo o estilo que será a base do seu ambiente ou de todo o apê. Depois, atente-se à finalização. Ou seja, analise muito bem a distribuição dos móveis e objetos, evitando atrapalhar a circulação ou deixar as áreas muito “abarrotadas”.

Você pode conseguir um toque sofisticado apenas usando os objetos certos, como peças vintage ou herdadas, peças de design e assinadas por importantes artistas, um belo lustre ou um espelho com uma moldura diferenciada.

E, claro, lembre-se de esconder os fios aparentes e de criar uma unidade ao ambiente, combinando os itens, sem que isso signifique pasteurização. Você pode usar diferentes estampas e texturas – só fique atento para que elas conversem entre si.

Se você adora plantas, também poderá usar vasos, criando um estilo urban jungle incrível – e que está em alta. Ele mistura elementos sofisticados com diferentes espécies de plantas, trazendo aconchego.

Neste conteúdo, você viu que a decoração sofisticada não é um estilo, mas sim um conceito que pode ser aplicado a diferentes tipos de decorações, sendo muito mais acessível do que muitas pessoas imaginam.

Para deixar seu apartamento sofisticado, foque nos detalhes e nos acabamentos, preferindo itens de boa qualidade e misturando estampas, texturas e peças nobres e luxuosas.

Gostou das nossas dicas? Já sabe tudo sobre decoração sofisticada? Para ter um apartamento que é a sua cara, o imóvel certo é muito importante. Conheça as opções incríveis da Record!