Na hora de comprar a casa nova, são muitos os pontos que precisamos considerar. Entre eles, sem dúvida, está a escolha da construtora de imóveis. Optar por uma empresa de confiança, sólida e com boa reputação de entregas, além de construções de qualidade, faz toda a diferença.

Embora seja extremamente importante, nem todo mundo sabe o que avaliar neste momento. É o seu caso? Continue a leitura e veja as dicas essenciais que separamos!

  1. Avalie o histórico da construtora de imóveis

Boas empresas contam com um histórico positivo. Por isso, avalie de uma maneira global a construtora. Use a internet para pesquisar e fique atento em relação à notícias negativas, alto número de reclamações em sites como o Reclame Aqui ou nos órgãos de defesa do consumidor e até comentários negativos nas redes sociais oficiais da empresa.

Cuidado com reclamações que se repetem com muita frequência. Por exemplo, se você encontrar vários usuários reclamando sobre o atraso em obras ou a má qualidade dos materiais usados, desconfie. Afinal, há uma probabilidade maior de problemas parecidos acontecerem com o imóvel que você está pensando em comprar.

Uma construtora de imóveis de confiança possui um excelente histórico, com poucas reclamações na internet, notícias favoráveis e consumidores satisfeitos.

Não se esqueça de conferir quem são os profissionais que formam a equipe técnica da construtora, como engenheiros, arquitetos, designers, administradores, construtores etc.

Verifique, ainda, os canais de comunicação oferecidos e o quão fácil é entrar em contato com a empresa quando você precisar.

  1. Confira a qualidade dos imóveis já lançados

Quem está pensando em comprar um imóvel na planta, precisa ter ainda mais cuidado na hora de escolher a construtora de imóveis. Uma boa dica é visitar outros empreendimentos já entregues.

Avalie como é a qualidade da construção, dos materiais de acabamento, da estrutura do condomínio e outros detalhes. Se for possível, converse com os moradores e saiba se houve atrasos na entrega, problemas com a construção e o nível de satisfação deles com o empreendimento.

Normalmente, as construtoras costumam manter um padrão de qualidade nas suas entregas. Se os imóveis que você visitou possuem qualidade, certamente o que você deseja comprar não será entregue de maneira diferente.

  1. Prefira construtoras com história sólida de mercado

O ramo da construção civil é bastante lucrativo. Isso faz com que muitas empresas novatas comecem a surgir. Embora uma empresa nova não seja sinônimo de dor de cabeça, é mais difícil para o consumidor conseguir o seu histórico e acompanhar a sua qualidade.

Nesse caso, a melhor dica é optar por empresas que já atuam no segmento há um bom tempo e com isso possuem uma marca sólida e respeitada a zelar. Afinal, é mais difícil uma construtora experiente “quebrar” e não entregar o empreendimento, do que uma totalmente desconhecida e recente no mercado.

Durante a trajetória, verifique como é a história da empresa, nível de inovação, atualização e outros detalhes essenciais.

  1. Considere se a construtora de imóveis já recebeu prêmios

As premiações são oferecidas às empresas de maior destaque do seu setor. Assim, se a construtora de imóveis recebe prêmios continuamente, isso é um sinal da sua qualidade e do compromisso com seus clientes.

São muitos os prêmios e certificações que merecem relevância, como de qualidade, segurança, bom lugar para trabalhar, inovação em arquitetura, entre outros.

  1. Saiba se a construtora é sustentável

A preocupação com a sustentabilidade também é algo que vale a pena ser considerado. Afinal, construtoras de ponta já têm se debruçado para criarem projetos mais “amigos do meio ambiente”, que causem menor impacto e ajudem os moradores a economizarem.

Além de projetos sustentáveis, verifique se a empresa tem outras ações em prol do meio ambiente.

  1. Visite a obra

Caso o imóvel que você deseja comprar esteja em fase de construção, uma boa ideia é agendar uma visita à obra. Assim, você poderá verificar questões como: organização do canteiro de obras, segurança, limpeza e cuidado com todas as normas técnicas.

Se você puder visitar o canteiro de obras sem usar nenhum Equipamento de Proteção Individual, ou as equipes não estiverem tomando cuidado com a segurança, desconfie.

Boas empresas sempre zelam pelos seus colaboradores e buscam seguir todas as normas de qualidade e de segurança desde o início das suas construções.

  1. Avalie a maquete e toda a documentação

Se a construção ainda não começou, avalie o material que a construtora de imóveis disponibiliza para os clientes, como a maquete, o apartamento decorado e as documentações.

Aproveite para questionar quais itens estarão inclusos no imóvel entregue e quais são adicionais, tempo máximo para a entrega, marcas dos produtos usados e outras informações que julgar necessário.

Uma construtora séria não se negará a lhe prestar toda a assistência que você precisar, tirando todas as suas dúvidas. Agora, se a empresa se nega a mostrar o projeto ou o memorial descritivo, por exemplo, desconfie.

  1. Analise o imóvel e compare-o com a concorrência

Tanto para os imóveis na planta como para aqueles já construídos, uma boa ideia é avaliar o projeto. Nesse ponto, considere, a metragem da construção, a distribuição dos cômodos, a estrutura do condomínio e os itens de lazer oferecidos, a localização do imóvel, a quantidade de vagas de garagem, entre outros pontos.

Boas construtoras se preocupam em otimizar os espaços e criar ambientes que maximizem o conforto e o bem-estar dos moradores, com projetos modernos, bonitos e funcionais.

Caso o imóvel já esteja construído, avalie também a qualidade dos materiais de acabamento e dos detalhes construtivos, tanto do imóvel como do condomínio.

Aproveite para comparar o imóvel que você deseja comprar com a concorrência, analisando se ele oferece melhor relação custo-benefício, mais atrativos em relação ao projeto ou aos acabamentos, mais itens de lazer no condomínio, localização privilegiada, entre outros pontos.

  1. Avalie a documentação

Toda construtora de imóveis séria irá trabalhar de maneira regular. Assim, confira se o empreendimento está com a documentação em dia.

Muitas informações são fáceis de serem obtidas na prefeitura da cidade, como aprovação da construção, registro no Cartório de Imóveis, alvará de funcionamento da construtora, entre outros dados.

  1. Confira a forma de pagamento e outros detalhes contratuais

Antes de fechar negócio, não se esqueça de conferir os detalhes contratuais. A forma de pagamento é um ponto importante e boas empresas estão sempre abertas a negociar essas condições.

Além disso, confira se existirão taxas adicionais, como taxa de obra ou outras parcelas intermediárias, no caso de compras financiadas, por exemplo.

E não se esqueça de verificar os pormenores do contrato, como prazo de entrega, memorial descritivo, documentações, multas contratuais etc.

Como você viu, acertar na escolha da construtora de imóveis depende de uma pesquisa mais profunda sobre a empresa e sobre os outros empreendimentos já entregues por ela, sempre buscando aquela que tenha um bom histórico, construções com qualidade e clientes satisfeitos.

Gostou das nossas dicas? Está em busca de uma boa construtora de imóveis? Veja 5 razões para confiar na Construtora Record!