“Comprar imóvel na planta ou pronto?”. Essa sem dúvida é uma pergunta bastante frequente para quem está planejando adquirir uma nova moradia. Por ser um período que existirão muitas dúvidas e fatores decisivos para adquirir um novo imóvel, sabemos que será preciso conhecer um pouco mais a respeito das peculiaridades de cada uma dessas modalidades..
Por isso, este conteúdo tem como objetivo, esclarecer, dar dicas e te ajudar a compreender um pouco mais sobre a aquisição de um imóvel, quando ele ainda está na planta.
Quer saber mais? Então confira:
O que é um imóvel na planta?
A planta do imóvel é a representação da casa em uma projeção horizontal, que dá a visão dos cômodos pela visão de cima. Dessa forma, o termo “imóvel na planta” se refere a um imóvel que está ainda na fase de planejamento, ou no início da construção.
O conjunto de atividades para a construção de um edifício, bem como os direitos e deveres dos envolvidos está previsto na Lei 4.591 de 16/12/1964, o que garante segurança, tanto para quem compra, quanto para as construtoras.
Vantagens em comprar imóvel na planta:
Dentre os principais benefícios por quem opta por esta opção são:
- Possibilidade de personalização no acabamento do apartamento;
- Período de pagamento pode ser dividido no tempo de construção;
- Possibilidade maior de escolher o andar e outras condições mais;
- Possibilidade maior de valorização do imóvel desde o começo;
- Evitar pequenas, médias e grandes reformas pelos próximos anos;
- Construir um patrimônio bastante duradouro
Dicas para comprar imóvel na planta
Para quem está pensando em comprar imóvel na planta, ou mesmo já comprou, algumas dicas para te são:
1- Visite o apartamento durante a construção
Um imóvel, mesmo que na planta, é um investimento por muitos e muitos anos. Por isso, é importante averiguar que o empreendimento está sendo construído com segurança em todas as etapas de construção. Assim, marque, sempre que possível, e seja do interesse, uma visita ao apartamento.
Como sabemos que um canteiro de obra pode ser um local com riscos, agende a visita com antecedência, lembre-se de usar vestimentas adequadas para a ocasião, como tênis ou sapatos fechados, além de roupas leves, para aguentar o pique de subir e descer escadas, sem maiores preocupações.
Além disso, por mais que visitar a obra possa ser quase que um passeio para levar a família, verifique quantas pessoas é possível levar e lembre de validar se é necessário realmente levar crianças, já que pode ser um passeio perigoso. Todas as obras permitem um limite máximo de visitantes, para não atrapalhar o serviço dos pedreiros.
2- Registre o documento
De acordo com a lei, a propriedade só será transferida para o novo proprietário após o registro do imóvel em cartório. Ao não fazer o registro, além de não ter o direito à propriedade, ficará com o imóvel indisponível e ainda com débito na previdência.
Para isto, solicite à incorporado o memorial referente a obra, para atestar a regularidade do projeto.
Já no contrato, verifique quais são as cláusulas de garantia e proteção para ambas as partes, como:
- Prazo e das para a obra, contando com a tolerância de possíveis atrasos;
- Consequências para o caso de desistência, por parte do comprador;
- Multas para o descumprimento de alguma das cláusulas;
- Garantia para possíveis problemas estruturais.
3- Conheça o histórico da construtora
Você não vai depositar o seu dinheiro e também a segurança sua e da sua família nas mãos de qualquer pessoa, certo? Por isso, a nossa terceira dica é: antes de fechar qualquer negócio, conheça o histórico da construtora.
Existem várias formas de fazer isso à moda antiga, como perguntar para quem já comprou. Atualmente, no entanto, é super comum ir nas redes sociais para ver o que estão falando e avaliando.
Se conhece alguém que já comprou algum dos empreendimentos anteriores, converse com ele. Veja se após meses ou anos, surgiram rachaduras ou se materiais de baixa qualidade foram utilizados, além do cumprimento das promessas acordadas.
Se não conhecer, veja com algum advogado especializado no mercado imobiliário para que ele possa dar a sua visão dele.
4- Tempo para se planejar
Uma das grandes diferenças entre comprar um imóvel na planta e um pronto é o tempo de espera para realizar a mudança. No entanto, você não precisa olhar isso como se fosse uma desvantagem, já que assim, você terá mais tempo para planejar o que será executado, como: decoração, móveis e também a mudança.
Até lá, é super válido conhecer mais sobre decorações sofisticadas ou automação residencial, por exemplo. Assim, será possível deixar tudo planejado e escolhido para o dia da entrega das chaves
5- Possibilidade de valorização
Um dos pontos fundamentais para adquirir um imóvel, quando ele ainda está na planta, é a possibilidade de valorização dele com o passar dos tempos. Por ser um investimento alto e que servirá de uso para você e sua família por muito tempo, é estratégico que ele possa se valorizar nos próximos anos.
Muitas construtoras escolhem locais estratégicos para a construção, por isso, valide com ela a possibilidade de valorização do imóvel. Além disso, verifique a proximidade com supermercados, shoppings, escolas e rodovias, pois são alguns dos indicativos de valorização.
Vai comprar imóvel na planta?
Está com planos de mudar para um local que possa atender melhor aos desejos seu e da sua família? Provável que comprar imóvel na planta seja a melhor solução. Além de permitir maior personalização, é um projeto que costuma ser mais vantajoso financeiramente, além de participar efetivamente da construção do seu patrimônio.
Se quiser saber mais, separamos uma lista de imóveis de alto padrão em Maceió para você que quer segurança, qualidade e bem-estar, confira!