Na hora de comprar um novo imóvel, vários pontos devem ser avaliados e um muito importante, sem dúvida, é a segurança. Encontrar um bairro que seja agradável e com baixos índices de criminalidade é importante. Mas não deve ser o único ponto de cuidado.

Infelizmente, no nosso país, ainda é muito comum casos de assaltos, sequestros e outros tipos de violências e furtos. Então, na hora de se mudar com a família, é indispensável pensar em maneiras de oferecer mais segurança a todos.

Veja dicas importantes do que avaliar nesse momento.

Localização e infraestrutura do bairro

O bairro onde o imóvel está instalado deve ser avaliado com muito cuidado. Antes de visitar o local, você poderá fazer uma pesquisa na internet para saber os índices de criminalidade da região.

Outra dica importante é visitar o bairro em dias e horários alternados da semana. Assim você poderá verificar questões como iluminação, movimento nas ruas, presença de policiamento, atividade comercial, transporte público, entre outras questões.

Aproveite, quando for visitar o bairro, e converse com os moradores da sua rua e de outras próximas, verificando o nível de violência da região e se eles indicam o bairro para outros moradores.

Outro ponto de atenção deve ser a infraestrutura da área. Não adianta você morar em um condomínio de luxo, se o entorno e os serviços básicos deixam a desejar.

Analise como é a coleta de lixo e em quantos dias ela funciona, verifique se existem terrenos baldios por perto (e o estado de conservação dos mesmos), note se há pontos de concentração de ladrões ou usuários de drogas, como imóveis abandonados, entre outros.

A presença de transporte público e facilidade de acesso à hospitais e delegacias também são questões de segurança, afinal são serviços básicos que você ou alguém da sua família podem vir a precisar.

Segurança do edifício

Além do bairro, é importante conferir como é a segurança do edifício ou do imóvel onde você pretende morar. Em geral, condomínios oferecem uma infraestrutura melhor nesse quesito, mas é sempre bom avaliar individualmente.

Um condomínio com portaria 24 horas, por exemplo, será mais seguro do que um sem controle de visitantes, em que cada morador possui o seu próprio controle do portão automático.

Analise, ainda, outros pontos como: presença de câmeras de monitoramento, cercas elétricas, equipes de segurança, treinamento dos porteiros, procedimento para entrada de visitantes e pessoas não autorizadas, altura dos muros, iluminação interna do condomínio etc.

Quanto mais treinada for a equipe de portaria e de segurança do condomínio, melhor para você e para a sua família. Se for muito fácil acessar o local e o porteiro não seguir nenhum protocolo, como coleta de documentos, nomes, fotos e outros, cuidado! Isso pode ser um indicativo de que a segurança é falha e de que qualquer pessoa má intencionada terá acesso a sua residência.

Se for o caso, converse com o síndico e procure saber o número de ocorrências no condomínio, se todas as câmeras estão funcionando perfeitamente, o conceito de segurança da portaria e outros pontos. Confira essas informações com os moradores ou pesquise sobre a empresa de portaria na internet.

Itens de segurança do imóvel

Depois de verificar como é a segurança no condomínio, confira o que mais pode ser feito no seu imóvel. Alarmes, fechaduras mais robustas, serviço particular de monitoramento, olho mágico, trancas e outros ajudam a ampliar a segurança da sua família.

Afinal, mesmo com todos esses cuidados, os assaltos à condomínios ainda são relativamente comuns e vale a pena reforçar a segurança da sua casa, evitando que os ladrões consigam acessá-la.

Infelizmente, não existem maneiras de garantir 100% a segurança de um imóvel. Mesmo com todas essas dicas, ainda pode ser que você e a sua família venham a sofrer com algum ato criminoso.

Contudo, se preocupar com estes pontos é uma maneira fundamental de reduzir as chances e a exposição aos riscos, trazendo uma sensação mais confortável de segurança aos seus familiares.

Gostou deste conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba outras dicas bacanas como esta diretamente no seu e-mail!