Às vezes, a logística de sair com a família para ter um momento de diversão e descanso torna-se complicada em função da disponibilidade de cada um e do custo de um possível deslocamento (viagem de carro ou avião) para um lugar que tenha atividades de lazer para toda a família. Pensando nisso, condomínios de alto padrão buscam levar para suas estruturas uma área de lazer completa, para todos os integrantes da sua família. 

Hoje, é possível encontrar no mercado imobiliário prédios residenciais com amplas áreas coletivas, com espaços que contemplem atividades do esporte ao lazer, ideais para descansar ou promover um encontro de amigos e família, seja num almoço de domingo ou em uma festa à noite. 

Por isso, este texto vai te apresentar os tipos de espaços coletivos que se deve encontrar em uma área de lazer completa. A ideia é apresentar itens indispensáveis que você deve procurar no quesito lazer quando estiver adquirindo um imóvel novo. O que importa é não faltar opções para todos os membros da família. 

Espaço Gourmet

Nossa casa é uma extensão da gente. É o lugar em que descansamos depois de um longo dia de trabalho e é também onde gostamos de receber os amigos. 

Aos fins de semana, tudo que precisamos é de algumas horas com pessoas do nosso convívio para colocar a conversa em dia, confraternizar e simplesmente celebrar a vida e a amizade.

No condomínio, além de poder reunir os amigos na varanda do apartamento, você também poderá fazer uma reuniões mais informais e descontraídas nas áreas comuns do condomínio como no espaço gourmet. Ele é Ideal para um almoço de domingo mais prático como um churrasco ou uma refeição mais planejada que já são a cara do fim de semana.

Você também pode usar o espaço gourmet só com a sua família, em uma alternativa para um almoço familiar diferente e fora do apartamento.

Toda área de lazer completa que se preze, deve ter um espaço gourmet com churrasqueira para garantir a diversão da família e amigos.

Salão de festas 

Existem momentos na vida que não podem passar em branco, como quando a filha passa no vestibular, o primeiro ano do netinho, a despedida de um amigo querido. Enfim, a vida nos proporciona muitos episódios para celebrar. 

Então, se você é do tipo que gosta de festejar todos os momentos importantes, a área de lazer do condomínio tem que ter um salão de festa.

Você terá uma economia grande com aluguel de espaço que poderá ser destinado a outros itens do evento, como comida e bebida. 

Certifique-se de conhecer as regras internas do condomínio quanto a realização de eventos nesses espaços. De resto, aproveite os ambientes compartilhar sua felicidade e comemorar aniversários, batizados, casamentos com as pessoas que você ama.

Piscina e espaço fitness

Como não vivemos só de festas e almoços de domingo, é importante também buscar condomínios que ofereçam espaços de relaxamento e cuidados com o corpo, como uma área lounge, um espaço calmo e tranquilo, como praças arborizadas para praticar meditação ou mesmo ler um livro.

A natação, além de ajudar a fortalecer o corpo, é uma forte aliada para trabalhar a mente, desconectar do mundo lá fora e se concentrar apenas nas braçadas e no barulho da água, portanto,  a piscina é item que não pode faltar em uma área de lazer completa.

Outro espaço importante é a academia do condomínio, ou espaço fitness. Verifique as opções que o prédio disponibiliza para manter a saúde em dia. 

Além da academia, uma pista de corrida ou quadra poliesportiva também ajudam a produzir endorfina, estimulando a sensação de bem-estar.

Piscina infantil e campo de futebol

Um espaço que não pode faltar em uma área de lazer completa o é o espaço específico ao entretenimento e lazer das crianças. Os pequenos precisam ter uma rotina de atividades diversificadas para gastar energia e se desenvolver física e mentalmente e, às vezes, os pais não têm tempo de levá-los para parques e praças no bairro. 

A questão da segurança ainda é um fator que impede a saída de casa com as crianças. Então, ter uma área destinada ao público infantil dentro do condomínio, possibilita que os pais possam, inclusive, realizar essas atividades junto dos filhos, participando mais ativamente do crescimento deles e auxiliando-os nos processos de socialização.

Um espaço kids completo precisa ter piscina infantil para a meninada se esbaldar nos dias de calor e poder se divertir com os amiguinhos do próprio condomínio.

A prática de atividades esportivas é muito importante para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. Lembrando que é sempre preciso ter a presença de um adulto nesses momentos para evitar acidentes.

Outro espaço para brincadeiras e atividades coletivas é a quadra esportiva ou campo de  futebol. Futebol é o esporte que corre no sangue dos brasileiros, então, toda área de lazer completa deve ter um espaço desses para que crianças e adultos possam mostrar sua habilidade com a bola de futebol.

Playground e salão de jogos

Ainda na categoria das atividades coletivas ou de gasto físico está o playground, importante para a meninada que está iniciando o processo de socialização com outras crianças.

A aventura em brinquedos como escorregador, pula-pula ou balanço possibilitam que a criança descubra os limites do seu corpo e comece a exercitar a coordenação motora, aperfeiçoando movimentos de locomoção, por exemplo.

Tão importante quanto o desenvolvimento do corpo é o desenvolvimento cognitivo. Então, atividades que estimulem a mente da criançada podem ser praticadas em um salão de jogos ou em uma brinquedoteca. 

Ter uma brinquedoteca em uma área de lazer completa permite que a criança estimule a mente com brinquedos multicoloridos e sonoros, ajudando o pequeno a identificar elementos pela cor, forma, textura, som e cheiro.

É preciso buscar ainda um espaço em que os pequenos possam relaxar e ficar em contato com a natureza, aprendendo a importância de cuidar e preservar o meio ambiente ao redor. Então, parquinhos arborizados ou pracinhas são importantes também nesse conjunto.

Agora que você já conhece os itens essenciais que toda área de lazer completa precisa ter, conheça o Record Kids e as alternativas de entretenimento que ele oferece à sua família.