Quando estamos procurando apartamento para comprar são muitos os itens que devemos considerar. Além da questão do preço, é essencial garantir que o novo imóvel seja adequado às suas necessidades, desejos e estilo de vida.

Como esse é um investimento alto, vale a pena demorar um pouquinho mais para tomar a decisão, avaliando os pontos positivos e negativos de cada opção. Não sabe como escolher o apartamento para comprar?

Então, veja as principais dicas que separamos!

1. Saiba o que você deseja no apartamento para comprar

Antes de sair em busca das opções, é essencial planejar muito bem a compra do apartamento. Isso significa relacionar todos os itens indispensáveis que o novo imóvel deve ter e como ele precisa ser para atender às suas necessidades.

Por exemplo: quantidade de quartos, localização, disposição dos cômodos, metragem, presença de varanda gourmet, itens importantes no condomínio, garagem para mais de 1 carro, segurança, espaço kids, plantas modernas etc.

Ou seja, dependendo do seu estilo de vida e das características da sua família, o imóvel precisará ter alguns detalhes que tornem suas rotinas mais simples – e também que se adeque ao seu padrão.

Nesse momento, vale a pena também refletir que tipo de imóvel você deseja: novo, usado ou na planta. Cada um tem seus prós e contras e é importante avaliar bem tudo isso antes de procurar apartamento para comprar.

2. Considere o seu orçamento

Definidos esses pontos, é hora de ponderar se o seu sonho cabe no seu orçamento, fazendo uma análise prévia dos valores médios dos imóveis como o que você deseja.

Faça um balanço de como está o seu orçamento, quanto você tem disponível para dar de entrada em um financiamento, ou se esse valor é suficiente para comprar à vista. Se for financiar, faça simulações nos sites dos bancos para avaliar quanto você precisará de entrada e qual o valor médio das prestações.

Confira se é possível arcar com essa quantia sem comprometer as demais despesas, lembrando que, além desse valor, você ainda terá que pagar taxa de condomínio e demais despesas de documentação, além do IPTU.

3. Avalie o potencial do investimento

Não adianta procurar um apartamento para comprar que seja ótimo para o seu momento presente de vida. Portanto, como esse é um investimento alto, é essencial que ele funcione no longo prazo.

Pode ser que agora você esteja solteiro ou recém-casado e sem filhos. Mas como será que estará daqui 5 ou 10 anos? O apartamento terá espaço para uma família maior?

E em relação à valorização? Esse é um ponto bem delicado, já que os imóveis também são investimentos. Por isso, é essencial considerar o bairro e a região onde o apartamento se situa, a infraestrutura que ele oferece e a possibilidade de valorização para os próximos anos, aumentando o patrimônio da sua família.

4. Considere a região onde o imóvel se situa

A localização é um dos pontos mais importantes que você deve considerar quando for procurar apartamento para comprar. Um bom bairro é aquele adequado à sua rotina, que ofereça segurança, lazer, meios de transporte e uma boa qualidade de vida aos moradores.

O bairro também é responsável por valorizar (ou não) o seu imóvel e por isso deve ser avaliado com cuidado. Se houver potencial de crescimento ou for uma região conceituada na cidade, há mais chances de valorização.

Nesse caso, analise o entorno, as facilidades de locomoção, a estrutura de lazer e comércio, os serviços básicos, a proximidade com pontos de interesse (academia, supermercado, restaurantes, rede de serviços etc.) e também a facilidade de acessar os locais que sua família transita com frequência, como trabalho, escola das crianças etc.

Uma boa dica é visitar o local em diferentes dias da semana e horário, assim você terá uma noção de trânsito, segurança e outros detalhes. Se for possível, converse com os vizinhos e escute a opinião deles sobre como é morar naquele local.

O condomínio também precisa ser considerado, tanto em questão de lazer, como de segurança.

5. Avalie a construtora

Para garantir que você está comprando um imóvel de qualidade é de suma importância verificar o nível de confiança da construtora. Avalie os outros imóveis que ela já entregou, o padrão de qualidade, tempo médio da construção e nível de satisfação dos moradores.

Além de conversar com essas pessoas, use a internet para avaliar a reputação da empresa em sites como o Reclame Aqui e também nas próprias redes sociais do negócio, considerando as opiniões do usuários.

Pesquise se a construtora não possui nenhum processo ou outras questões legais, como atraso de obra, reclamações de má qualidade e outros pontos preocupantes.

6. Analise a documentação

Antes de efetivar a compra, avalie a documentação e, se possível, conte com o auxílio de um advogado de confiança. Analise o contrato de compra e venda e de financiamento. Confira se as parcelas são iguais as que você acertou, as datas de pagamento, os juros e outras informações.

Verifique também sobre a taxa de corretagem, sabendo qual é o valor exato cobrado e como será feita essa cobrança.

Essa análise minuciosa também deve se estender às demais documentações do imóvel, garantindo que não existem dívidas e que está tudo dentro da lei.

Aproveite e verifique a questão do condomínio, analisando a Convenção. Saiba quais taxas são cobradas, como é a questão do uso da área comum, regras específicas e outros detalhes essenciais para a boa convivência.

7. Lembre-se das taxas e impostos

Depois de assinar o contrato, lembre-se que a compra do apartamento ainda não está finalizada. Você precisará pagar o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) à prefeitura local e as demais taxas de registro em cartório e emissão da matrícula.

Esses valores são diferentes dependendo do estado, mas, em geral, são em torno de 4 a 5% do valor total do imóvel. Por isso, programa-se e faça uma reserva financeira. E, claro, nunca deixe de registrar a escritura, mesmo que tenha comprado seu imóvel sem financiamento.

Seguindo essas dicas, será muito mais fácil encontrar um excelente apartamento para comprar! Gostou deste conteúdo? Então, assine a nossa newsletter e receba sempre as novidades aqui do blog!