Muitas empresas pretendem adotar o trabalho em casa como uma alternativa para a equipe. Enquanto algumas querem usar esse sistema apenas em alguns dias por semanas, outras já investiram em soluções digitais, que permitem que todo o trabalho seja feito a distância. Nos dois casos, é preciso ter um ambiente adequado em casa e, para isso, é interessante focar na decoração do home office.

Mas em que focar? A verdade é que cada item conta para deixar a rotina de trabalho em casa mais eficiente. Assim, é preciso ficar atento às cores da parede, à luz, móveis e objetos para decoração do home office.

Você já tem um ambiente adequado para trabalhar em seu apartamento? Veja dicas para uma decoração do home office perfeita! 

Dicas do que não pode faltar na decoração do home office

Aconchego, funcionalidade e praticidade devem fazer parte do seu escritório em casa! Veja dicas de detalhes que você precisa considerar ao equipar o seu! 

1- Comece pela privacidade 

O primeiro passo é escolher bem qual será o ambiente da casa usado para montar um escritório. O ideal é que seja um local calmo e reservado, no qual a pessoa consiga se isolar durante o horário de trabalho. 

Muitas vezes, um quarto de hóspedes acaba se tornando o ambiente ideal para isso. O importante é que o local tenha espaço suficiente para que sejam colocados os móveis adequados. Além disso, é indicado que o ambiente receba luz natural e seja ventilado, para manter o conforto térmico e visual. 

2- Escolha as cores certas para o home office

Outro ponto importante na decoração do home office é a escolha das cores da parede. Há algumas que são estimulantes e ajudam na criatividade, enquanto outras são consideradas relaxantes. Dessa forma, é possível considerar as seguintes cores, de acordo com as suas necessidades: 

  • Vermelho, laranja e amarelo: são cores que estimulam a criatividade. Entretanto, se forem aplicadas em todas as paredes, podem levar a um aumento de ansiedade. Por isso, caso vá usar uma delas, pinte apenas parte de um parede, por exemplo;
  • Verde e azul: são cores consideradas calmantes e relaxantes. Podem ser interessantes para quem tem uma rotina muito estressante; 
  • Violeta: adequada para quem vai precisar se concentrar muito enquanto atua no home office. 

Quando a cor for muito forte, não pinte a parede toda com ela. Escolha pequenos espaços ou a menor parede para isso. O restante pode ser branco. Há ainda uma alternativa, que pode ser interessante na decoração do home office, que é usar um papel de parede em uma delas ou em uma faixa na parede. Há várias estampas interessantes e criativas, que podem ajudar a deixar o local de trabalho bonito e agradável. 

3- A iluminação é uma parte importante da decoração do home office

iluminação do home office

A decoração do home office precisa ser focada na beleza e também na produtividade. A iluminação interfere diretamente nesses dois pontos. Primeiro porque uma iluminação eficiente e adequada cansa menos a vista e ajuda na concentração. 

Por isso, é indicado colocar a mesa perto da janela, para que possa aproveitar a luz natural ao máximo. Entretanto, o excesso de luz também pode ser um problema, principalmente ao usar o computador. Afinal, se a luz refletir na tela ficará mais difícil enxergar. Dessa forma, mesmo colocando a mesa em um local bem iluminado, é preciso investir em cortinas. Assim, caso a luz solar incomode, será possível fechá-las. 

O segundo ponto é que as lâmpadas, quando bem posicionadas, podem ajudar na decoração do home office. Elas frequentemente são usadas para destacar uma peça decorativa ou até podem virar um ponto importante na decoração. Afinal, luminárias de mesas, lustres, entre outros, dão um charme especial ao local. 

Por falar em luminária de mesa, quem trabalha à noite deve considerar ter uma. Ela facilita na hora de realizar leituras, por exemplo, e pode oferecer uma iluminação mais focada. 

4- Adquira mesas e cadeiras adequadas

Os móveis também merecem uma atenção especial na decoração do home office, pois além de darem um charme especial para o ambiente, devem ser ergonômicos. Para colocar o computador, por exemplo, escolha uma mesa que tenha um local para o teclado e que o deixe na altura dos braços, para que possa manter a postura ao digitar. 

Caso use muitos livros ou documentos em papel, considere ter uma escrivaninha também. Além disso, garanta que a cadeira seja ajustável. O ideal é que ela permita o ajuste de altura, tenha inclinação no encosto e, se possível, mobilidade nos braços, para que possa se adequar às suas necessidades.

Além das cadeiras de escritório, uma boa opção também é pesquisar sobre uma cadeira gamer. Esse tipo de mobília costuma ser confortável e ter muitas funções de ajuste, só que permite uma melhor adequação. Lembre-se de que mais do que beleza, os móveis de escritório estão relacionados à sua postura e, consequentemente, à sua saúde. 

5- Adote utensílios de organização

Organização é essencial para manter a produtividade no ambiente de trabalho. Para isso, é interessante investir em estantes, nichos e prateleiras.  Se o espaço for pequeno, considere comprar uma mesa de escritório com prateleiras superiores acopladas. 

6- Objetos práticos, criativos e decorativos

decoração do home office

Depois de ter pensado na mobília, cores e iluminação, é hora de ficar atento aos detalhes. Além de um belo quadro na parede e vasos de plantas, que deixam a decoração do home office mais aconchegante, invista em pequenos objetos, que ajudem na decoração como, por exemplo:

  • Porta-lápis;
  • Cestos de lixo;
  • Mini gaveteiro
  • Local para colocar o post it, clips, entre outros.

Outros detalhes também podem deixar o local mais agradável, como tapetes, cortinas e fotos da família ou do animal de estimação. Faça do seu local de trabalho um ambiente aconchegante para o seu dia a dia.  

Aproveite também para adquirir os itens básicos para o seu trabalho. Claro que isso vai depender da sua área de atuação. Entretanto, alguns objetos são praticamente indispensáveis para qualquer pessoa que atuem em casa como, por exemplo;

Canetas;

  • Lápis e borrachas;
  • Agenda;
  • Lixeira;
  • Moringa ou bebedouro;
  • Clips;
  • Tesoura;
  • Corretivo, entre outros. 

Você pode escolher objetos decorados, para levar charme e alegria para o seu local de trabalho. 

Viu quantos detalhes importantes devem ser considerados na hora de preparar o seu local de trabalho? Gostou? Então veja como usar revestimento marmorizado na sua decoração!