O espaço kids é um atrativo incrível de muitos condomínios. Mas será que você tem aproveitado essa área ao máximo com seus filhos? Esses são ótimos locais para brincadeiras, troca de experiências e até para conhecer pessoas novas, fortalecendo os laços sociais das crianças.

Quer ideias para aproveitar melhor o espaço kids e transformar as brincadeiras e a socialização do seu filho? Siga com a gente e veja as dicas que separamos!

1-    Conheça as regras do condomínio

Cada condomínio possui suas regras próprias em relação aos ambientes comunitários. Por isso, antes de começar a usar o espaço kids, é importante saber quais regras são essas.

Essa informação é facilmente encontrada na convenção coletiva e nos demais documentos relacionados ao condomínio. Lá devem estar dispostos o horário de funcionamento e dias da semana, as regras para uso dos brinquedos e a necessidade (ou não) de supervisão das crianças.

2-    Cuide e preserve os brinquedos

Muitos espaços kids contam com uma série de brinquedos diferentes, além de livros, áreas de lazer, quadras e outros equipamentos. Lembre-se que esses são itens de uso comum – e preservá-los é fundamental.

Vale a pena aproveitar o momento para ensinar as crianças a importância de ter cuidado com os brinquedos e de compartilhar esses itens com todos os amiguinhos.

Por isso, a supervisão é fundamental, assim você evita que acidentes aconteçam (como uma criança pequena engolir uma peça de um jogo) e ainda pode observar a forma como os pequenos cuidam e armazenam os brinquedos depois das brincadeiras.

3-    Separe uma hora do dia para brincar com seu filho

A interação da criança com os pais é extremamente importante para a formação do seu caráter e para o desenvolvimento afetivo. Então, por mais que a sua agenda seja corrida, tente separar, pelo menos, uma hora todos os dias para brincar com seu filho.

Escute o que a criança tem a lhe dizer, pergunte como foi o dia dela e ensine novas atividades, criando uma conexão com seu filho e desenvolvendo memórias que ficarão para sempre.

Uma ideia bacana é aproveitar esse momento para mostrar ao seu filho como eram as brincadeiras na sua época. Você pode usar uma área de lazer do condomínio, como as quadras ou campos de futebol, para soltar pipa, ou ensinar as crianças a fazerem aviãozinho de papel, por exemplo.

As atividades físicas também são essenciais porque ajudam no desenvolvimento da coordenação motora, no aprendizado de regras e limites e ainda evita a obesidade infantil.

Então, que tal praticar algum esporte na área de lazer do condomínio com o seu filho? Pode ser futebol, natação, basquete, vôlei etc. Se você tem uma filha que adora dançar, que tal aproveitar a academia do prédio para ensaiar uma coreografia só de vocês?

4-    Interaja com outras crianças

A interação social é indispensável para que as crianças se desenvolvam de maneira saudável. É por meio desse contato que aprendemos a conviver com as diferenças, entendemos sobre regras e limites, compreendemos a importância do respeito e nos desenvolvemos enquanto seres humanos.

O espaço kids é um excelente local para que seu filho faça novas amizades, já que é onde a maioria das crianças se reúne. Descubra o horário em que há maior interação nesse ambiente e leve seu filho para brincar com os demais.

Aproveite para conhecer os outros pais e também ampliar os laços sociais da sua família. As amizades na infância costumam ser muito verdadeiras – e várias podem durar a vida toda, então estimule esse contato social das crianças.

5-    Integre e envolva toda a família

Passar momentos em família é uma delícia – e fundamental para a formação da autoestima e da personalidade dos pequenos. Que tal criar o hábito de brincar com seus filhos e integrar toda a família? Vocês podem começar a praticar uma atividade física juntos, fazer uma leitura ou usar a brinquedoteca.

Criando essa rotina, ficará mais fácil para que todos se adaptem – e aos poucos esse será um dos momentos mais esperados do dia por todos da família, compartilhando a rotina e fortalecendo os laços familiares.

Viu só, como o espaço kids é uma grande vantagem oferecida pelos condomínios? Se o local onde você mora não conta com uma área realmente pensada e planejada para as crianças, que tal dar um passo importante para sua família? Conheça o Record Kids e veja como ter mais diversão para todos!